Decorreu no passado domingo, dia 16 de Julho 2017, no Campo da Pista de Atletismo, Irmãos Gémeos Castro, em Guimarães a Final Round do Campeonato Nacional de Campo de Tiro com Arco, prova que marca o final do Campeonato e em que são consagrados os campeões nacionais das várias categorias/escalões.

A prova teve início com as provas individuais, seguidas das provas por equipas no período da tarde e foi organizada pela Federação Portuguesa de Tiro com Arco, em parceria com o Clube de Tiro com Arco de Guimarães, contando com os apoios da Câmara Municipal de Guimarães e da Tempo Livre – Centro Comunitário de Desporto e Tempos Livres, CIPRL.

Guilherme Domingues ao pódio

A Final Round é composta por uma prova de eliminatórias, com início a partir das meias-finais. Esta prova foi disputada em Equipas e Equipas Mistas. Foram apurados os quatro primeiros arqueiros/equipas do ranking final do Campeonato Nacional nos escalões de Cadetes, Juniores, Seniores e Veteranos, apurados pela soma das quatro melhores pontuações atribuídas em provas nacionais.

Nesta prova estiveram presentes 11 arqueiros em representação do Real Sport Clube e da melhor forma, obtendo excelentes resultados, no Campeonato Nacional de Campo de Tiro com Arco, com alguns títulos de Campeões Nacionais e lugares no pódio (individualmente e por equipas).

 

Resultados individuais

Cadetes Senhoras – 1º lugar Patrícia Paixão (Campeã Nacional)
Cadetes Homens – 1º lugar Guilherme Domingues (Campeão Nacional)
Seniores Homens – 2º lugar Cláudio Alves
Veteranos Homens – 2º lugar João Carlos Alves
Veteranos Homens – 3º lugar Francisco Freire

Recurvo
Cadetes – Senhoras 1º lugar Giselle De Sousa (Campeã Nacional)
Juniores – Homens 1º lugar Tiago Fernandes (Campeão Nacional)
Veteranos – Senhoras 1º lugar Ana Martins (Campeã Nacional)
Veteranos – Homens 1º lugar Carlos Almeida (Campeão Nacional)

Resultados por equipas

Equipas Mistas Compound – Cadetes 
1º lugar – Guilherme Domingues e Patrícia Paixão (Campeões Nacionais)

Compound Seniores – Homens
1º lugar – Cláudio Alves, Vítor Hugo Ferreira e Gonçalo Freitas (Campeões Nacionais)

Compound Veteranos – Homens
1º lugar – João Carlos Alves, Francisco Freire e Rui Freitas (Campeões Nacionais)

Equipas Mistas Recurvo Veteranos
2º lugar – Carlos Almeida e Ana Martins

Foi ainda batido um record nacional de 24 flechas Final Match (50m), pela equipa de Compound Seniores Homens, do Real Sport Clube (composta por Cláudio Alves, Gonçalo Freitas e Vítor Hugo Ferreira) com uma pontuação de 223 pontos.

Recorde-se que o anterior máximo, também detido pelo Real Sport Clube desde 2013, era de 222 pontos. Este record ainda será homologado pela Federação Portuguesa de Tiro com Arco.

 

Fotos: Real Sport Clube