Cascais quer conhecer imigrantes do Brasil que vivem no Concelho

Filme procura ajudar a prevenir a exclusão e o isolamento da população

Cascais

Cascais que conhecer os imigrantes brasileiros que vivem no concelho. Para tanto, a Câmara Municipal de Cascais e a Casa do Brasil de Lisboa estão a produzir o documentário “Ser Imigrante em Cascais” que conta com a participação de residentes dispostos a partilhar as suas experiências na sua nova casa.

“Ser Imigrante em Cascais” apresentar-se como uma narrativa ao longo da qual serão contadas as histórias de vida, descobertas, afetos, vínculos e o dia-a-dia de seis imigrantes brasileiros e suas relações com o local onde habitam.

Financiado pelo Fundo de Asilo e Migrações no âmbito do Plano Municipal para a Integração de Imigrantes de Cascais 2015-2017, o documentário vai ser realizado até outubro, e pretende alargar o conhecimento e a compreensão das construções sociais e culturais dos imigrantes no processo de integração no país, cidade e bairro de acolhimento da maior comunidade estrangeira residente na região.

Ao promover o diálogo intercultural, elevar a autoestima e trabalhar o sentimento de pertença dos residentes brasileiros em Cascais, o filme procura ajudar a prevenir a exclusão e o isolamento da população, promover o empoderamento do imigrante, sensibilizar a sociedade ao acolhimento para as questões da multiculturalidade e dotar os imigrantes de conhecimentos e competências.

 

Foto: Câmara Municipal de Cascais