Pedro Brás (PS) apresentou na última sexta-feira, na sala do Teatroesfera, a sua recandidatura à freguesia de Massamá/Monte Abraão e defendeu a participação de todos, contrariando “os interesses e ambições pessoais”. O evento contou com a participação de Basílio Horta.

Pedro Brás tem 34 anos e candidatou-se pela primeira vez em 2013 à junta de freguesia de Massamá/Monte Abraão, tendo vencido esta freguesia urbana do concelho de Sintra, onde vivem cerca de 49 mil habitantes.

A comissão de apoio à sua recandidatura tem mais de 30 nomes da comunidade local, entre os quais se destacam João Pedro Cardoso, presidente da Juventude Operária de Monte Abraão (JOMA), Nancy Gaudêncio, presidente do agrupamento de escolas Ruy Belo e Joaquim Simão, empresário local.

O candidato do Partido Socialista afirmou que, “ao contrário de outros que se juntam em torno de interesses e ambições pessoais, nós queremos estar próximos da comunidade, das suas forças vivas, para que em diálogo, sempre em diálogo, e de forma participada, consigamos ter soluções que sirvam todos e não apenas alguns”.

O atual presidente de junta recordou que “há 4 anos” muitos “pensavam que a nossa candidatura seria uma luta perdida”. Para o autarca, a vitória de 2013 permitiu “concretizar aqueles que foram os nossos compromissos – promoção de uma governação participada, reforço da intervenção comunitária, dinamização do espaço público e dinamização da freguesia”.

O candidato destacou o facto de a autarquia ter sido, durante este mandato, reconhecida como um dos 5 finalistas do prémio nacional de boas práticas participativas.

“Alargámos a todo o território projetos comunitários como a música na escola, que hoje chega a 900 alunos”, sublinhou, lembrando que “desenvolvemos novas parcerias com a comunidade, de forma a apoiar quem mais precisa com óticas, farmácias e infantários”.
Durante a sua intervenção, Pedro Brás destacou as várias intervenções no espaço público da freguesia dando o exemplo da “rotunda do chafariz ou o reperfilamento da Av. António Corrêa de Sá, uma das entradas principais da freguesia”.

“Criamos mais espaços infantis e de manutenção física, com destaque para os espaços que estão bem próximo de nós, na urbanização da cidade desportiva, que eram reclamados há mais de 25 anos, ou para o novo espaço na Avenida Agostinho Neto com a Avenida Capitão Gomes Rocha”, lembrou.

Na urbanização Alto Tercena, “sempre em diálogo”, a junta de freguesia criou “um parque aventura, zona de manutenção física e um parque canino”.

“Agora temos em curso obras importantes como a ciclovia que liga Agualva a Massamá, a requalificação da praceta Cesário Verde, a requalificação do Bairro 1º Maio e do parque do Alto de Monte Abraão”, sublinhou.

Pedro Brás sublinhou a importância de hoje se viver um clima de colaboração e dinâmica entre as Juntas de Freguesia e a Câmara Municipal. “A dinâmica que hoje se sente no concelho de Sintra tem um nome: Basílio Horta. O presidente da Câmara Municipal não se conformou com o concelho parado, sem futuro e que perdeu, até 2013, riqueza e qualidade de vida no contexto da área metropolitana”.

“Hoje estamos aqui reunidos porque acreditamos que é possível continuar a mudar, a tornar a nossa freguesia e o concelho de Sintra num melhor território para se viver e trabalhar”, sublinhou o autarca.