De 13 a 16 de julho a Praça D. Fernando II, em S. Pedro de Sintra recebe mais uma edição da Feira Quinhentista, recriando um mercado de época, com entrada livre.

A edição deste ano presta homenagem ao Mestre Gil Vicente que frequentou os Paços Reais de Sintra no reinado de D. Manuel I e escreveu alguns dos mais belos textos sobre Sintra e a sua Serra, hoje património mundial.

Em pleno período de expansão marítima, a sociedade portuguesa caracterizava-se pelo luxo e riqueza mas também pela imoralidade e ociosidade, estes dois aspetos são transversais a todos os estratos sociais e propícios à crítica de Gil Vicente, que na sua obra, explora de forma caricatural e irónica a sociedade de então.

Esta edição da Feira Quinhentista de Sintra terá como mentor Gil Vicente – “genial comediógrafo” trazendo à feira muitos dos personagens dos seus autos e farsas – sapateiros e onzeneiros, juízes, alcoviteiras, amas, frades, médicos, damas e marinheiros, entre outros, recriando várias situações do quotidiano em interação com o público e proporcionando um ambiente de festa descontraído e de grande diversão.

De todas as zonas do país mas também de paragens mais longínquas, vêm cerca de 150 vendedores. Estarão presentes artífices recriando ofícios da época, artesãos e mercadores, mas também vendedores de produtos regionais, doçaria conventual e gastronomia.

A organização deste evento é da Câmara Municipal de Sintra com produção e animação da Câmara dos Ofícios.

 

Fotografia: DR CMS