Pedro Pinto eleito líder da distrital de Lisboa do PSD

ELEIÇÕES | Distrital de Lisboa do PSD

Pedro Pinto, ex-candidato do PSD à Câmara de Sintra (2013), foi hoje eleito presidente da Distrital de Lisboa do partido "laranja" | Imagem: Sintra Notícias

O antigo vice-presidente do PSD, Pedro Pinto foi eleito líder da distrital social-democrata de Lisboa com 77,8% dos votos, numa candidatura sem oposição.

Na secção de Lisboa, votaram para a Comissão Política Distrital 1441 militantes do PSD, tendo a lista de Pedro Pinto, “Afirmar Lisboa” obtido 702 votos favoráveis (correspondentes a 48,7% do total), registando-se 685 votos brancos e 54 nulos.

Foi na secção de Lisboa que um grupo de militantes, encabeçado por Nuno Morais Sarmento, apresentou uma lista de delegados alternativa à “Afirmar Lisboa” para a Assembleia Distrital, a lista “Lisboa Sempre”, que conseguiu cerca de 57% dos votos (correspondentes a 800 de um total de 1397 votos).

No conjunto da Assembleia Distrital, órgão eleito por método de Hondt, a lista “Lisboa Sempre”, que apenas concorreu à secção da capital, conseguiu 153 delegados (cerca de 25%) contra os 460 da lista afeta a Pedro Pinto, que concorreu às dez secções do distrito. A estes, somar-se-ão os 212 delegados das estruturas autónomas JSD e TSD, que declararam apoio à lista “Afirmar Lisboa”.

As eleições para os órgãos distritais de Lisboa, onde o PSD tem cerca de vinte mil militantes ativos (com quotas em dia e capacidade de votar), decorreram entre as 15h00 e as 23h00 de sábado.