Dias depois do anúncio do novo Hospital de Proximidade de Sintra, que será construído junto ao bairro da Cavaleira no Algueirão, o Grupo Mello Saúde vai apresentar já na próxima terça-feira, o seu projeto de construção de uma unidade Hospitar no concelho. Estes dois projetos, um privado outro público, ultrapassam os 50 milhões de investimento.

Sintra juntam-se assim a Lisboa, Cascais e Oeiras que já possuem hospitais privados. O SINTRA NOTÍCIAS apurou o investimento do Grupo Mello deverá rondar os 30 milhões de euros e o novo hospital fica localizado nos terrenos em frente ao Hotel Ibis em Mem Martins.

A apresentação do projeto tem lugar no Museu das Artes de Sintra na próxima terça-feira da parte da manhã.

 

Notícia atualizada | 04/07/2017 | Inicialmente o SINTRA NOTÍCIAS avançou com o investimento de 20 milhões quando na realidade são 30 milhões.
Conheça em 10 pontos o novo Hospital público de Sintra que vai ser construído na Cavaleira

Novo Hospital de Sintra, será construído na Cavaleira, Freguesia de Algueirão-Mem Martins

O anúncio deste investimento do Grupo Mello, surge dias depois da assinatura do protocolo para a construção do novo Hospital de Sintra, junto ao bairro da Cavaleira, na freguesia de Algueirão-Mem Martins, entre o Ministério das Finanças da Saúde e Câmara Municipal de Sintra.

O SINTRA NOTÍCIAS apresenta algumas das principais caraterísticas do Hospital de Proximidade de Sintra e o número de consultas ou atos médicos previstos para o equipamento que inicia a sua construção já em 2018.

1 – O equipamento contempla, para consultas externas, 23 gabinetes + 5 gabinetes de reserva, sendo possível ampliar o número de especialidades. A consulta externa funcionará durante 12 horas por dia e prevê, no primeiro ano, mais de 166 mil consultas.

2 – Hospital vai dispor de uma unidade de Saúde Mental. O programa funcional contempla uma área clínica de Psiquiatria de Adultos e uma área clínica de Psiquiatria da Infância e Adolescência.
Esta unidade terá 15 gabinetes (6 gabinetes médicos e 9 de atendimento para profissionais não médicos) + salas de atividade. No primeiro ano estão previstas mais de 20 consultas de psiquiatria e cerca de 5 mil consultas de psiquiatria de infância e adolescência.

3 – Outras das valências será Medicina Física e de Reabilitação. Estão previstos 235 mil atos clínicos logo no segundo ano onde se inclui, ginásio de fisioterapia para adultos e crianças, cinesiterapia respiratória para adultos e crianças, terapia ocupacional, terapia da fala, eletroterapia, etc.

4 – Centro de colheitas com uma 1 sala com 3 postos de colheitas + 3 boxes

5 – Bloco de Cirugia Ambulatória que no primeiro ano prevê 5 mil e 500 cirurgias. Este bloco vai disponibilizar de 3 salas de cirurgia + 1 sala de reserva.

6 – O novo hospital vai dispor de Urgências, multidisciplinar, a funcionar 24 horas. Logo no primeiro ano estão previstos cerca de 60 mil atendimentos.

7 – Está prevista uma unidade de convalescença com 60 camas, com possibilidade de ampliação para 180 camas, (o hospital Amadora/Sintra, por exemplo, disponibiliza 100 camas).

8 – Os meios complementares de diagnóstico e terapêutica vão incluir: Patologia Clínica (658 mil no primeiro ano), Raio-X Convencional (2 mil no primeiro ano), Ecografia (5 mil no primeiro ano), TAC (5 mil e 700 no primeiro ano), Ressonância Magnética (5 mil e 100 no primeiro ano) e Medicina Física e de Reabilitação (191 mil e 500 atos no primeiro ano).

9 – O Hospital inclui um Centro Tecnológico de Radiologia constituído por 2 salas de Radiologia Convencional; 1 sala de ecógrafo alta resolução (Ecografia); 1 sala TAC; 1 sala Ressonância Magnética (RMN); 2 salas Clinica de Mama – Eco mamária e mamografia.

10 – Nas Consultas Externas e Exames Especiais está programado:
a) Medicina e Especialidades Médicas (cluster A): Consultas de Medicina Interna, Dor, Neurologia; Pneumologia e Cardiologia
b) Cirurgia, Gastrenterologia e Especialidades Cirúrgicas (cluster B): Consultas de Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica e Reconstrutiva, Oftalmalgia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Urologia e Gastrenterologia
c) Pediatria (Cluster C): Consultas de Pediatria Médica e Pediatria Cirúrgica.

O novo Hospital prevê ainda estacionamento para 25O carros, farmácia hospitalar, unidade de esterilização, refeitório e serviços gerais (cozinha, central de resíduos, casa mortuária, etc). O hospital está preparado para a área de ensino e formação com um auditório e duas salas dedicadas à formação.