“Hoje é um dia feliz! A concretização de um sonho, vivido e partilhado durante muitos anos é hoje uma realidade”, disse emocionado, Basílio Horta (PS), esta manhã na Urbanização Cavaleira, na Freguesia de Algueirão-Mem Martins, localização do novo equipamento de saúde. As declarações foram feitas durante a cerimónia de assinatura do protocolo, que assegura o financiamento, construção e instalação do Hospital de Proximidade de Sintra, entre a autarquia e os Ministérios das Finanças e Saúde.

“Não era possível continuar a viver assim”, disse Basílio Horta, adiantando que o processo para a construção do Hospital, “não teve uma realização fácil”, já que “foi necessário garantir os meios financeiros” para a sua execução. “Nós sonhamos, mas pagamos os nossos sonhos”, disse Basílio Horta, sublinhando a “estratégia” e a “gestão financeira” necessária e cuidada do município, que permitiu também a construção de novos Centros de Saúde no concelho.

A Câmara de Sintra vai pagar a totalidade da construção do Hospital (29,617 milhões de euros), que deverá estar concluído em 2021, cabendo ao Estado, equipá-lo e mantê-lo (21,660 milhões com aquisição e instalação do equipamento).

“É a primeira vez no país que uma câmara municipal entrega ao Estado, ao Ministério da Saúde, um hospital feito chave na mão”, mas “o Governo não só o equipa, com mais de 21 milhões de euros, como o mantém, [com] mais 25 milhões”, sublinhou Basílio Horta.

Para Adalberto Campos Fernandes, a construção do Hospital de Proximidade de Sintra vai beneficiar a região de Lisboa e também o concelho da Amadora, porque o Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) “tem de continuar a ter o investimento possível, precisa de cumprir a sua missão de hospital diferenciado, naturalmente, mas sem o sufoco a que foi submetido nos últimos anos”.

O ministro adiantou que o Governo deu orientações para que o novo concurso do Hospital de Cascais passe também a incluir pela totalidade as oito freguesias de Sintra, que “até agora apenas incluía na área materno-infantil”, de modo a assegurar uma melhor prestação de cuidados de saúde em articulação com o hospital de Amadora-Sintra.

“Acredito que a construção deste hospital melhorará a prestação de cuidados de saúde aos habitantes do concelho de Sintra”, admitiu, por seu lado, o ministro das Finanças, Mário Centeno.

O ministro sublinhou a importância de manter a política de equilíbrio das finanças públicas e de se apostar em “projetos que racionalizem a oferta dos cuidados de saúde”.

“Se não fosse assim, nós não teríamos hospital, claro que não. O hospital não estava inscrito no Orçamento do Estado e portanto foi uma negociação difícil, bastante difícil, foi um caminho cheio de dificuldades, mas que foram resolvidas”, reconheceu no final aos jornalistas, o presidente da Câmara de Sintra.

Centros da Saúde em Sintra

“Vamos continuar a desenvolver os nossos esforços, para que em 2021, Sintra tenha um Hospital de Proximidade, e os 70 por cento da procura que é desviada atualmente para o Hospital Amadora-Sintra, aqui possam ficar”, disse o Ministro da Saúde, Adalberto Campos, destacando ainda o esforço da autarquia de Sintra, na construção de novos Centro de Saúde no concelho.

“Estes novos Centros de Saúde que ilustram aquilo que chamaria uma revolução tranquila no Serviço Nacional de Saúde, num concelho tão importante como Sintra, é resultado de uma vontade forte do Governo com a autarquia, em fazer o que é urgente” para as populações, disse o Ministro da Saúde, Adalberto Campos.

A nova unidade hospitalar, integrada no Serviço Nacional de Saúde irá aumentar a oferta de cuidados de saúde na região de Sintra e dar resposta adequada às necessidades da população local. Funcionará em estreita articulação com o Hospital Fernando da Fonseca que assegurará a sua gestão e funcionamento.

A autarquia investe 29,617 milhões de euros na “conceção e construção do Hospital de Proximidade de Sintra” e o Estado assume 21,660 milhões com “aquisição e instalação do equipamento”.

O documento aponta para a conclusão da construção da nova unidade hospitalar durante “janeiro de 2021”.

A cerimónia decorreu esta manhã, na Urbanização da Cavaleira e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, do ministro das Finanças, Mário Centeno e do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, signatários do acordo.

O SINTRA NOTÍCIAS apresenta algumas das principais caraterísticas do Hospital de Proximidade de Sintra e o número de consultas ou atos médicos previstos para o equipamento.

 

NOTÍCIA ATUALIZADA 15h32