O IC19, a principal via rodoviária do concelho de Sintra, é a estrada onde circulam mais viaturas em Portugal.

São 103 mil carros por dia que atravessam este que é o principal via rodoviária para os sintrenses, adianta do Correio da Manhã (CM) na sua edição deste domingo.

O CM adianta que no primeiro trimestre do ano foram contabilizados mais de 1,15 milhões de carros por dia, em média, a circular nas pontes, estradas e autoestradas nacionais. São mais 50 380 veículos do que no primeiro trimestre do ano passado, 40 mil dos quais só nas autoestradas. Um crescimento de cerca de 5% segundo o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT).

A A5, que liga Lisboa a Cascais, é a autoestrada mais movimentada ao receber quase 87 mil carros por dia, em média. Um número inferior ao registado no IC19, Lisboa – Sintra, que é a via nacional com mais viaturas: 103 mil carros por dia.

A edição do diário revela ainda que o tráfego cresceu também nas pontes sobre o Tejo em Lisboa: mais 6712 carros por dia, em média. A ponte 25 de Abril é utilizada por 134 mil viaturas e a ponte Vasco da Gama por 57 mil carros. Um aumento de 4200 viaturas no primeiro caso e de 2500 no segundo, até março em comparação com 2016.