O ministro da Saúde revelou esta terça-feira, na Assembleia da República, que o novo hospital de Sintra vai permitir “reequilibrar” o sistema de prestação de cuidados de saúde no concelho.

“O Hospital de Proximidade de Sintra será apresentado na próxima segunda-feira”, afirmou Adalberto Campos Ferreira aos deputados da Comissão de Saúde,  revelando que o novo Hospital será  “semelhante” ao futuro hospital do Seixal.

Segundo o ministro, “o problema da área geográfica Amadora/Sintra não é tanto um problema de camas e internamento”, é antes “um problema de acesso aos serviços de urgência e das respostas ambulatórias ao nível das consultas e meios complementares”.

Adalberto Campos Ferreira defende que, “esta decisão em relação a Sintra” vai permitir “descomprimir um acesso excessivo do Hospital Amadora/Sintra”. O ministro revelou ainda que a medida segue a estratégia da “carta hospitalar de serviços regionais”, porque “o concurso internacional que será lançado, nas próximas semanas, do Hospital de Cascais,  vai incluir a cobertura total da parte norte do concelho de Sintra”. Segundo o ministro da Saúde, estas medidas vão permitir “reequilibrar” a oferta da prestação de cuidados de saúde, nomeadamente, no concelho de Sintra.

O novo hospital de Sintra é apresentado na próxima segunda-feira, no bairro da Cavaleira onde será construído o equipamento de saúde. Durante a apresentação será assinado o protocolo entre a Câmara Municipal de Sintra, Ministério das Finanças e Ministério da Saúde que suporta o financiamento do projeto. Mário Centeno e Adalberto Campos Ferreira vão estar presentes.