Basílio Horta anunciou esta tarde a sua recandidatura nas eleições do próximo dia 1 de outubro à Câmara Municipal de Sintra.

O candidato independente, nas listas do Partido Socialista, foi eleito em 2013, para o primeiro mandato. Na próxima quarta-feira, dia 28 de junho cerca das 20h, no Parque Urbano Felício Loureiro em Queluz, realiza-se a cerimónia de apresentação da candidatura.

“Não escondo o símbolo do meu partido, eu sou independente, mas não escondo, assumo-o com clareza, com honra de ser apoiado por esse grande partido da liberdade que é o Partido Socialista”, afirmou Basílio Horta.

O autarca, que falava no Palácio de Queluz, à margem da apresentação do Lisbon & Sintra Film Festival, anunciou que se recandidata, “como era natural que acontecesse, a um novo mandato na Câmara de Sintra”.

O cofundador do CDS-PP, justificou que se recandidata por considerar que é seu “dever” depois de ter iniciado “um caminho novo” no município, que permitirá financiar com perto de 30 milhões de euros a construção do futuro Hospital de Proximidade de Sintra, a inaugurar “em 2021”.

O presidente da autarquia apontou ainda como prioridade resolver “o problema da mobilidade”, argumentando que no primeiro ano do mandato foi preciso “pôr a casa em ordem”, no sentido de acabar com “mais de 80 milhões de euros em dívidas”.

Para Basílio Horta, Sintra é a segunda maior câmara em população, mas o autarca ambiciona colocá-la “entre as três melhores câmaras de Portugal”.

“O povo é quem mais ordena”, sublinhou o autarca, notando que, se o povo entender que deve continuar com o trabalho desenvolvido, estará disposto a prosseguir, mas que aceitará a decisão que sair das urnas.

O antigo dirigente do CDS-PP, partido que abandonou em 2001, foi cabeça de lista do PS pelo círculo eleitoral de Leiria, como independente, nas eleições legislativas de 2011.

Basílio Horta, que também presidiu à AICEP [Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal], já foi candidato a Presidente da República, ministro em vários governos e deputado.

Nas eleições de 2013, Basílio Horta venceu as eleições pelo PS, por uma diferença de cerca de 1.700 votos, à frente do independente Marco Almeida, também com quatro eleitos, do social-democrata Pedro Pinto, que conseguiu apenas dois eleitos, e de Pedro Ventura, eleito pela CDU.

A recandidatura de Basílio Horta deverá ser apresentada oficialmente a 28 de junho.

Basílio Horta junta-se assim às candidaturas já anunciadas de Marco Almeida (PSD/CDS-PP), Pedro Ventura (CDU) Carlos Carujo (BE) e Pedro Ladeira (Nós, Cidadãos).

 

Sintra Notícias com Lusa
(atualizada 21.42)