A União de Freguesias do Cacém e São Marcos, no concelho de Sintra, vai inaugurar este sábado, dia 24 de junho, às 14h30, várias placas toponímicas na freguesia, iniciativa que pretende oficialmente homenagear, várias figuras da História de Portugal e da História Local.

As placas a inaugurar são as do Parque Linear D. Domingos Jardo, das atrizes e fadistas Anita Guerreiro e Fernanda Baptista, e do Mestre Guitarreiro e Violeiro Gilberto Grácio.

Inauguração do Parque D.Domingos Jardo (14h30), da Rua Fernanda Baptista (14h45), da Travessa Gilberto Grácio (15h00) e da Rua Anita Guerreiro (15h15).

Anita Guerreiro viveu em Agualva-Cacém. Participou em inúmeras revistas como atriz e fadista. Participou nos filmes “Lisbon” de Ray Milland, “A Maluquinha de Arroios” de Henrique de Campos e “Morte Macaca” de Jeanne Waltz. Alcançou grandes sucessos de um vasto repertório de originais. Popularizou vários êxitos, como o fado-canção “Cheira a Lisboa” de Carlos Dias e César Oliveira. Tem inúmeros discos gravados. Tem atuado por todo o país e no estrangeiro, em longas temporadas na Europa, Canadá e nos Estados Unidos da América, com destaque para as comunidades portuguesas. Teve uma grande participação na Televisão onde participou nos elencos de telenovelas e séries portuguesas. Foi Madrinha de várias marchas populares de Lisboa.

Fernanda Baptista viveu em Agualva-Cacém de 1960 a 1974. Fez parte de muitas das revistas no Parque Mayer. Numa delas interpretou o seu maior êxito, o “Fado da Carta”, de autoria de João Nobre e Amadeu do Vale. Fez parte de inúmeros espetáculos por todo o país e também em África, no Brasil, nas várias comunidades emigrantes portuguesas, na Argentina, nos Estados Unidos e no Canadá. No cinema participou no filme “Sol e Toiros”, tendo interpretado o “Fado Toureiro”. Também marcou presença na Televisão e gravou inúmeros discos. Em 2006 integrou no Teatro Politeama o elenco musical do espetáculo de Filipe la Féria “A Canção de Lisboa”. Faleceu a 25 de julho de 2008.

Gilberto Grácio foi durante vários anos bombeiro na Associação dos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém. Com apenas 12 anos, na oficina de seu pai, situada na Agualva, começou a aprender e a praticar a construção de instrumentos, dando continuidade a uma atividade iniciada pelo seu avô. Aos 17 anos construiu totalmente o seu primeiro instrumento, uma viola que ainda hoje mantêm em seu poder. Aprendeu música, tocou viola e bandolim. Apaixonou-se pelo Fado, com apenas 6 anos, na “Adega do Ramalho”, uma casa típica situada em Agualva-Cacém onde tocava o Conde de Sabrosa, esposo de D. Maria Teresa de Noronha. Das suas mãos saíram guitarras e violas que foram adquiridas por vários músicos profissionais, como Artur e Carlos Paredes, António Chaínho, Fausto, Paco Bandeira, Paulo de Carvalho, Rui Veloso, Sérgio Godinho e Jimmy Page. Concebeu e construiu o guitolão, instrumento idealizado por Carlos Paredes.

D. Domingos Jardo nasceu na povoação de Jarda, junto à Ribeira das Jardas, local que faz parte da atual cidade de Agualva-Cacém.

D. Domingos foi chanceler-mor do rei D. Dinis, bispo de Évora e de Lisboa, capelão-mor e membro do conselho do rei D. Afonso III.

Sintra Notícias com Jorge Trigo / Mestre, em História de Portugal e Local

(noticia actualizada 14h46)