Os planos para o novo “hospital de proximidade” de Sintra vão ser apresentados na próxima segunda-feira, pelo Ministério da Saúde e pela Câmara de Sintra. A informação foi avançada esta manhã, no parlamento pelo ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, adiantando que a unidade será semelhante ao futuro hospital do Seixal.

Adalberto Campos Fernandes explicou, que o futuro hospital de Sintra visa resolver as “dificuldades de acesso a cuidados de saúde nos concelhos de Amadora e Sintra”, sublinhando que este polo dará maior proximidade de serviços à população e vai descomprimir o “acesso inapropriado e excessivo” ao Hospital Dr. Fernando Fonseca, na Amadora.

O novo Hospital de Sintra vai implicar um investimento do município de 29,617 milhões de euros na “conceção e construção” e o Estado assuma 21,660 milhões com “aquisição e instalação do equipamento necessário ao seu funcionamento”.

“Este acordo é a única forma de tornar realidade a criação de um novo hospital em Sintra, uma necessidade com mais de 20 anos”, disse em junho à agência Lusa o presidente da autarquia, Basílio Horta, comentando a minuta de um protocolo que esperava vir a ser aprovado pelo governo.

De acordo com este documento, revelado pela Lusa, as obras começariam em 2017, cabendo aos ministérios das Finanças e da Saúde assegurar o equipamento geral, médico e informático, a partir do 2020, num investimento global de 51,2 milhões de euros.

Os planos da câmara são instalar o novo hospital na zona da Cavaleira, na freguesia de Algueirão-Mem Martins, a segundo mais populosa do país, com acesso ao IC16.