Bairro de Santa Marta em Casal de Cambra

A Câmara Municipal de Sintra apresenta esta quarta-feira, na freguesia de Casal de Cambra, o projeto de requalificação urbana do bairro de Santa Marta, também conhecido como “Bairro da Bósnia”,  num investimento superior a meio milhão de euros.

A apresentação está marcada para as 15h, na sede da junta de freguesia local, no âmbito das presidências abertas que Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, realiza desde o início do atual mandato.

Esta intervenção abrange a requalificação da Praceta das Comunidades e da Praceta envolvente à Ermida para além da reabilitação dos lotes nº 19, nº 21 e nº 23 da Rua de Monte Carlo, nº6 da Praceta das Comunidades e nº 40 e nº 44 da Avenida Santa Marta.

Na Praceta das Comunidades, onde não se realiza qualquer requalificação há cerca de duas décadas, a autarquia pretende construir um novo parque infantil e recuperar a zona de estadia de modo a dar resposta às solicitações da população numa área de intervenção com aproximadamente 4 mil e 700 metros quadrados. Serão ainda executadas reparações nos pavimentos existentes e lancis. Todo o mobiliário urbano será recuperado e serão colocadas novas papeleiras.

Na Praceta envolvente à Ermida está previsto a reparação dos pavimentos existentes junto à ermida e pavimentação da área em saibro com plantação de árvores de modo a dar conforto climático a este espaço tão árido.

A Câmara de Sintra vai ainda recolocar alguns elementos de mobiliário urbano integrando-os neste novo percurso. O projeto prevê ainda a recuperação dos pavimentos, caldeiras, balizadores, lancis e do mobiliário existente.

Relativamente aos edifícios degradados estão previstos trabalhos de reabilitação nas zonas comuns, fachadas e zonas exteriores.