O Festival de Música de Sintra é um dos três que foi distinguido com o selo de qualidade EFFE 2017-2018 (Europe For Festivals, Festivals for Europe). Também a Temporada de Música da Parques de Sintra Monte da Lua recebeu a distinção.

Ao cumprirem os diversos e exigentes critérios, que incluem o compromisso artístico, as abordagens inovadoras, o envolvimento da comunidade e o compromisso europeu e internacional, o Festival de Música de Sintra, o Córtex – Festival de Curtas Metragens de Sintra e o Aura Festival, passaram a integrar este mês a comunidade do EFFE.

Aos três festivais junta-se a Temporada de Música promovida pela Parques de Sintra desde 2014, com direção artística de Massimo Mazzeo, do Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal – Divino Sospiro.

A plataforma EFFE é um projeto da Comissão Europeia, iniciado em 2015 pela Rede Europeia de Festivais, cujo objetivo assenta na promoção de festivais europeus comprometidos com as artes, as suas comunidades e os valores europeus.

O júri internacional, presidido por Sir Jonathan Mills reconheceu a grande qualidade artística e o significativo impacto a nível local, nacional e internacional, dos eventos de Sintra.

 

Fotografia: Agrupamento Amarcord Wien