Belas Rugby Clube joga meia-final acesso à I Divisão Nacional

O Belas Rugby Clube, na União de Freguesias de Queluz e Belas, no concelho de Sintra, vai disputar este domingo, dia 28 de maio, a meia-final do Campeonato Nacional da II Divisão.

Este encontro que vai opor a equipa do concelho de Sintra ao Guimarães Rugby Union FC, realiza-se pelas 11h30, no campo António Pinto Basto, em Belas.

Belas Rugby nasce 1975

“O Rugby em Belas surgiu em 1975 quando o então jogador do CDUL, Manuel Henrique Saraiva decidiu tentar organizar uma equipa na sua terra natal, para isso desafiou alguns amigos, António Bento (Tó Mingo) também jogador do CDUL, mas na equipa Júnior, e Ruy Gonçalves, antigo jogador do Benfica. Foi este grupo liderado por Manuel Saraiva e Ruy Gonçalves que iniciou os contactos com o C.D. Belas no sentido de ser criada uma secção de rugby, o primeiro treino realizou-se no dia 12 de Outubro de 1975”, segundo site do clube.

“Nos anos seguintes o grupo foi crescendo e em pouco tempo havia várias equipas em competição, desde os Infantis aos Juniores. Tornou-se moda jogar Rugby e pode dizer-se que entre 1975 e 1985 poucos terão sido os jovens de Belas que não aderiram a esta moda.

Com o passar dos anos o peso da formação nos escalões mais jovens tornou-se uma referência em Belas sendo o único clube de rugby no concelho de Sintra garantiu uma presença constante nas camadas mais jovens a nível regional e nacional. Mais tarde, algumas divergências com o Clube Desportivo de Belas levaram à criação do Belas Rugby Clube sendo a escritura celebrada no dia 16 de Julho de 1991 pelos sócios fundadores: Cristóvão Mateus, Arsénio Lopes, Luís Baptista, António Godinho, Luís Bonifácio, Júlio Silva, João Neves e Fernando Cruz.

Com o aparecimento do novo clube, criou-se também uma nova dinâmica e cada vez mais gente se juntou ao novo projecto. Durante todos estes anos o clube nunca teve instalações próprias: nem campo nem sede, no entanto de dia para dia, de ano para ano, foi sempre aumentando o número de atletas para o que contribuíram várias iniciativas como as digressões a França, a organização de vários torneios internacionais e as acções de divulgação nas escolas”.

Saber mais aqui.