Já se iniciaram as obras para a instalação de quatro escadas mecânicas, novas, de ambos os lados, na estação da CP de Queluz, equipamentos que há muito se encontram fora de serviço, devido a avaria grave, penalizado todos que que por ali passam, sobretudo a população sénior.

Segundo apurou o SINTRA NOTÍCIAS, a Infraestruturas de Portugal (IP) vai substituir as escadas rolantes da estação da CP de Queluz/Belas, trabalhos que se iniciaram ontem e que representam um investimento na ordem dos 300 mil euros e que prevê a instalação de quatro escadas mecânicas novas, de ambos os lados da estação, e a retirada das existentes. A obra fica a cargo da empresa Schmitt-Elevadores.

Presidente da União de Freguesias de Queluz e Belas, Paula Alves

Já esta manhã a presidente da União de Freguesias de Queluz e Belas, Paula Alves, no facebook, chamou a atenção para os atrasos na recuperação daquele equipamento: “Reivindicámos a resolução deste problema tão grave que afetava a população e hoje a obra é uma realidade”, refere a autarca, esclarecendo que “os trabalhos de substituição das escadas rolantes da REFER, atualmente Infraestruturas de Portugal, ficavam totalmente fora do âmbito de competência desta Junta de Freguesia, assim como da Câmara Municipal de Sintra. Contudo, após muitas ações de sensibilização junto da Infraestruturas de Portugal, as obras concretizam-se a bem de todos nós!”, destaca Paula Alves.

“Enorme transtorno aos munícipes de Sintra”

O investimento vai resolver um problema que se arrastava há vários anos e que tem condicionado e penalizado a mobilidade na cidade de Queluz.

Recorde-se que já em 2015 o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, escreveu ao então presidente do conselho de administração da REFER, alertando para o grave problema de mobilidade que esta situação criava em Queluz. Basílio Horta sublinhava o problema que se arrasta “há vários anos, causando um enorme transtorno aos munícipes de Sintra, em particular, aos da União de Freguesia de Queluz e Belas que apresenta um número elevado de população sénior”, referia no ofício.

O autarca chamava ainda a atenção para a inoperacionalidade destas escadas, que afetavam o quotidiano das pessoas que vivem e trabalham na zona.

Também a União de Freguesias de Queluz/Belas assumiu esta situação com prioritária tendo feito vários protestos junto das entidades responsáveis.

Depois de tantos protestos e reclamações por parte da população, as obras para a instalação de quatro escadas mecânicas, iniciaram-se. Finalmente!

Jorge Cardoso / Sintra Notícias