A Câmara de Sintra vai criar um novo parque de estacionamento junto ao interface da Portela, investir na construção de um silo automóvel e criar um sistema para transportar visitantes até ao centro histórico em veículos elétricos.

“Estamos a passar um dos piores momentos, porque temos a estrada de São Pedro fechada e grande parte dos veículos, nomeadamente os autocarros de turismo, que cada vez são mais, vêm todos pela Estefânea”, disse esta terça-feira à agência Lusa o presidente da autarquia, Basílio Horta.

No início de junho será reaberto o acesso ao centro histórico através de São Pedro de Penaferrim, prosseguindo a remodelação das redes de saneamento básico noutras ruas, que será “um grande alívio para a vila, mas não chega”, reconheceu o presidente da Câmara Municipal de Sintra.

A autarquia prepara a abertura de “um parque de estacionamento no interface da Portela” para 550 carros, adiantou Basílio Horta. O espaço, do lado oposto ao interface rodoferroviário, com cerca de 8.600 metros quadrados, deverá ser terraplenado pela câmara, revestido de ‘tout-venant’ (saibro), terá uma entrada e uma saída, com utilização inicial gratuita.

“No silo [junto ao atual edifício do Urbanismo da autarquia], para mais de 700 carros, estão previstos 1.000 m2 de área comercial. A ideia é dar em concessão a área comercial e com a receita ajudar a rentabilizar o estacionamento”, revelou.

A construção do silo permitirá à autarquia propor à empresa Parques de Sintra-Monte da Lua (PSML) “a criação de uma sociedade, a MobiESintra”, avançou.

O autarca, perante os constantes congestionamentos de trânsito no acesso à vila, principalmente ao fim de semana, reconheceu que o aumento de turistas “cria um problema”, que a câmara tem de procurar resolver.