Foram apresentados esta sexta-feira, os primeiros candidatos à Câmara Municipal e Assembleia Municipal de Sintra. A CDU deu ainda a conhecer os seus candidatos à presidência das freguesias do concelho e apresentou “quatro eixos estratégicos” e anunciou “20 medidas fundamentais da CDU para Sintra”.

Jerónimo de Sousa, esteve presente na iniciativa e começou por destacar o papel da CDU nas autarquias locais, sublinhando que estavam presentes “candidatos que se apresentam com provas dadas ao serviço das populações, conhecedores da realidade, dos problemas e dos desafios que se colocam ao desenvolvimento do seu concelho e de cada uma das suas freguesias”.

“Mas se os nossos candidatos são uma mais-valia no trabalho que realizamos, nós somos uma força que vale não apenas pela qualidade e provas dadas pelos seus eleitos, mas também e, essencialmente, pelo seu projecto distintivo – o reconhecido projecto da CDU -, assente no trabalho, na honestidade e na competência” afirmou o Secretário-Geral do PCP.

Jerónimo de Sousa, aproveitou a ocasião para desvalorizar “o maior ou menor otimismo” do primeiro-ministro ou do Presidente da República, classificando o Governo socialista de ser “quase mais papista que o papa” no que toca ao défice, em que “cada décima são menos 200 milhões de euros” nos serviços públicos, num comício autárquico da Coligação Democrática Unitária (CDU), que junta comunistas, “Os Verdes”, Intervenção Democrática e independentes, em Queluz, Sintra.

Quatro eixos estratégicos
Pedro Ventura, Candidato à Presidência da Câmara Municipal de Sintra, apresentou quatro “eixos prioritários” e “20 medidas fundamentais” do programa da CDU para o concelho de Sintra. Desde logo, “Sintra para as pessoas”; “Sintra: um território qualificado”, “Sintra: emprego e desenvolvimento” e “Sintra: uma gestão democrática e participada”.

“Sintra para as pessoas” (Eixo 1)
1. Reivindicar a construção de um hospital público no concelho de Sintra, com 350 camas e dotado de todas as valências necessárias ao seu funcionamento, assim como a construção dos centros de saúde em falta e requalificação dos existentes, assegurando um quadro de pessoal adequado à população e necessidades do concelho.
2. Reivindicar a criação de um serviço público de cuidados continuados e de cuidados paliativos.
3. Reivindicar as creches e jardins de infância em falta, assim como a reabilitação do parque escolar de gestão municipal.
4. Criar uma rede de assistência à 3ª idade, em conjunto com associações do concelho e exigindo a assunção das responsabilidades do Estado.
5. Criar e abrir à população os equipamentos lúdicos e desportivos em gritante falta, dinamizando actividade consistente em articulação com as associações e escolas de Sintra.
6. Dinamizar Casas da Juventude no concelho, com valências de acompanhamento e aconselhamento (saúde, emprego, abandono escolar…) e actividades de dinamização cultural e integração social, potenciando o associativismo juvenil no concelho.

“Sintra, um território qualificado” (Eixo 2)
7. Proceder à revisão do PDM e elaborar planos de urbanização para todos os grandes núcleos urbanos do concelho, criando uma rede urbana policêntrica.
8. Concretizar uma rede de estrutura verde, desde o nível de proximidade até ao dos grandes parques urbanos.
9. Criar Planos de Requalificação Urbana para todas as áreas urbanas do concelho.
10. Reivindicar o estabelecimento de um passe social intermodal a um preço acessível para toda a área metropolitana de Lisboa e garantir que o município defende o interesse das populações na renegociação das concessões de transporte rodoviário.
11. Acabar com o estacionamento pago em torno das estações de comboio, assegurar que o IC19 não será portajado e reivindicar o fim das portagens no IC16/A16 e na CREL.
12. Reestruturar a recolha, tratamento e valorização de resíduos sólidos urbanos, assim como dos serviços de limpeza e varrição urbana.
13. Reformular a iluminação pública do concelho, modernizando-a e beneficiando a população em termos de segurança e de custos energéticos e ambientais.

“Sintra: com emprego e desenvolvimento” (Eixo 3)
14. Apoiar a instalação de Áreas de Localização Empresarial especialmente destinadas a PME, com gestão integrada de serviços comuns, e com capacidade de atracção de empresas de elevado valor acrescentado e geradoras de emprego com direitos.
15. Potenciar a capacidade produtiva instalada no concelho de Sintra, em particular as indústrias das rochas ornamentais, para o que será indispensável a requalificação da Linha do Oeste e do Centro Logístico da Pedra Furada.
16. Defender o apoio à estrutura agrícola, com a promoção dos produtos locais e a criação de pólos de desenvolvimento agro-turístico.
17. Defender o comércio e o consumo locais através da criação de programas de urbanismo comercial e da reabilitação de zonas comerciais.

“Sintra, uma gestão democrática e participada” (Eixo 4)
18. Implementar uma cultura de diálogo com a população e criar condições para a participação popular, reestruturando os serviços municipais.
19. Exigir a reposição das Freguesias, extintas à revelia da opinião da população
20. Retomar a gestão pública dos serviços do município e das freguesias ainda entregues a privados, ajustando os serviços através da admissão dos trabalhadores em falta.

Candidatos
Câmara Municipal de Sintra
Pedro Ventura, 41 anos, arqueólogo, militante do PCP
2º Paula Borges – 42 anos, gestora de equipamentos culturais, militante do PCP
3º Carlos Fernandes – 39 anos, desenhador técnico, militante do PCP
4º Isabel Quintas – 65 anos, técnica segurança social, militante do PCP
5º Gonçalo Salvaterra – 25 anos, antropólogo, militante da JCP
6º Isabel Lacerda – 46 anos, educadora social, militante do PCP
7º Pina Gonçalves – 56 anos, tradutor, militante do PCP.

Candidatos
Assembleia Municipal de Sintra
António Filipe – 54 anos, professor, militante do PCP.
2º Jacinto Domingos – 69 anos, operário electromecânico, militante do PCP
3º Inês Fernandes – 22 anos, estudante, militante do PCP
4º Rogério Cassona – 59 anos, técnico comercial, membro da comissão executiva do PEV
5º Hugo Janeiro – 40 anos, jornalista, militante do PCP
6º Mário Condessa – 50 anos, operário gráfico, militante do PCP
7º Teresa Ricardo – 40 anos, gestora de conta, independente
8º Inês Antunes – 32 anos, advogada, militante do PCP
9 º Frederico Simões – 38 anos, técnico superior, militante do PCP
10º Raquel Lourenço – 22 anos, estudante, militante da JCP

Candidatos
à Presidência das Juntas de Freguesia
Agualva Mira-Sintra – Pina Gonçalves – 56 anos, tradutor, militante do PCP.
Algueirão Mem Martins, Vítor Ferreira – 30 anos, advogado, militante do PCP.
Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro, e Montelavar – Rogério Cassona – 59 anos, técnico comercial, militante do PEV.
Cacém e São Marcos – Graça Rodrigues – 65 anos, advogada, independente.
Casal de Cambra, Guida Palha – 67 anos, assistente técnica, militante do PCP.
Colares, Paulo Paixão – 41 anos, técnico de assistência directa, militante do PCP.
Massamá e Monte-Abraão, José Coelho – 67 anos, Professor, militante do PCP.
Queluz e Belas, Filipe Borregana – 46 anos, medidor orçamentista,militante do PCP.
Rio de Mouro, Luís Morais – 31 anos, geógrafo, militante do PCP.
Freguesias de Sintra, Luís Manuel Oliveira – 46 anos, motorista de serviços públicos, militante do PCP.
S. João das Lampas e Terrugem, Diogo Costa – 42 anos, profissional de Seguros, militante do PCP.