Livro dá a conhecer Sintra através da lente de quatro fotógrafos

Imagens de quatro fotógrafos ligados à vila Património Mundial – Cristina Menezes Alves, EMIGUS (projeto dos fotógrafos Emídio Copeto Gomes e Gustavo Figueiredo), Nuno Antunes e Taylor Moore

Livro dá a conhecer Sintra através da lente de quatro fotógrafos | Imagem: CMS DR

“Sintra Patrimónios” é o nome de um livro-álbum, editado pela Câmara Municipal, e que destaca três representações da Sintra atual: rural, monumental e pós-moderna. O lançamento da publicação aconteceu a 18 de maio, no MUSA.

Os textos são da autoria do escritor sintrense Miguel Real, que fez a apresentação do livro, pintados com imagens de quatro fotógrafos ligados à vila Património Mundial – Cristina Menezes Alves, EMIGUS (projeto dos fotógrafos Emídio Copeto Gomes e Gustavo Figueiredo), Nuno Antunes e Taylor Moore.

Trata-se de um livro de prestígio, com imagens grandiosas, que retrata a vivência das gentes na sua ruralidade, a agitação suburbana, a monumentalidade de Sintra e as paisagens a perder de vista.

“Sintra Patrimónios” vai estar à venda na Livraria Municipal, no posto de turismo do Cabo da Roca e nos locais habituais.

EMIGUS PHOTOGRAPHY
O projeto EMIGUS nasceu em 2001, com os fotógrafos Emídio Copeto Gomes e Gustavo Figueiredo e tem como objectivo enaltecer e perpetuar a memória paisagística de Sintra, em particular a suas vertentes natural e patrimonial.
Movidos pela tradição e por um enorme desejo de preservação da memória fotográfica de lugares e vivências hoje em dia ameaçados, este é um projeto em constante elaboração.
Os autores são ambos fotógrafos profissionais, com um vasto currículo em várias áreas da fotografia, com trabalhos publicados nacional e internacionalmente. Em 2007 publicaram o livro “Sintra, 7 Anos Numa Ilha”, com o reconhecimento da Câmara Municipal de Sintra.

NUNO ANTUNES
Nasceu em Sintra, Terrugem, em 1970. Frequentou o curso de Fotografia no Instituto Português de Fotografia e alguns cursos mais específicos no CENJOR. Contudo, a sua grande escola foi-lhe transmitida pelo mestre Luís Filipe Oliveira, com quem aprendeu os conhecimentos técnicos e apurou a paixão, sensibilidade e criatividade que hoje incute no seu trabalho.
Ao longo de 26 anos tem participado em diversos livros, muitos deles dedicados a Sintra e às artes. “Sintra, a Glourious Éden”, editado pela Carcanet; “Cole-ção Maçónica Pisani Burnay” e “Quinta da Regaleira”, ambos editados pela Fundação Cultursinta; “Sintra Património da Humanidade”, editado pela Câmara Municipal de Sintra.

TAYLOR MOORE
Fotógrafo/artista plástico profissional canadiano, que se especializou em arquitetura clássica, vistas aéreas e estruturas de importância cultural e histórica.
Já trabalhou com Architectural Digest Italia, Getty Images e ElectronicArts. Terminou recentemente o seu primeiro livro de fotografias “Quinta da Regaleira – A Book of Light and Shadows”( Quinta da Regaleira – um Livro de Luz e Sombras).

CRISTINA MENEZES ALVES
Começou a fotografar aos 12 anos, com uma máquina oferecida pelos pais. Mais tarde, frequentou um curso de fotografia analó-gica e, em 2007, decidiu dedicar-se em exclusivo à sua paixão pela fotografia.
Recentemente realizou duas exposições sobre Sintra, uma delas a convite do presidente da câmara de Sintra, Basílio Horta, sob tema ‘As Brumas de Sintra’, exposição realizada nos Paços do Concelho.
O seu dia-a-dia é preenchido com workshops fotográficos onde ensina o que sabe, a quem quer aprender.