As Orquestras Escolares de Sintra juntaram-se a Mário Laginha para um concerto, inserido do 52º Festival de Sintra, que se realizou no Centro Cultural Olga Cadaval, no passado dia 13 de maio.

Mário Laginha articula a sua carreira sempre com a partilha de experiências com outros músicos e outros caminhos artísticos. Desta vez, juntou-se às Orquestras Escolares de Sintra para trazer a sua visão da música portuguesa, baseado na pesquisa de Michel Giacometti e Fernando Lopes Graça e do seu monumental arquivo da música tradicional portuguesa. Tratou-se de arranjos que tem apresentado um pouco por todo o mundo e que proporcionou um momento único aos jovens das Orquestras Escolares de Sintra.

Orquestras Escolares de Sintra juntaram-se a Mário Laginha

A Câmara Municipal de Sintra iniciou em 2015 o Programa Orquestras Escolares de Sintra, com um projeto-piloto que incluía a participação de 8 agrupamentos de escolas, alargando já neste ano a mais três. Neste momento estão a participar no programa 11 agrupamentos, com cerca de 500 alunos.

Basílio Horta sublinha que “este programa é dirigido aos alunos das escolas da rede pública do concelho de Sintra, e fundamenta-se no princípio do direito humano à educação e à participação cultural”. O presidente da Câmara de Sintra considera que esta é mais uma medida da autarquia que “defende a cultura e a arte como componentes essenciais a uma educação global e harmoniosa das crianças e jovens”.

A formação da orquestra os alunos têm uma carga horária de 5 horas semanais distribuídas por: 1 hora de solfejo; 1 hora de orquestra; 1 hora de ensemble; 1 hora de instrumento; 1 hora de formação musical.

 

Fotografia: CMS DR