O vereador Marco Almeida, candidato nas autárquicas deste ano, congratulou-se, esta segunda-feira, “pelo resultado geral obtido pelo município” de Sintra na 4ª edição da Bloom Consulting.

Sintra recebeu a distinção por ocupar o sexto lugar geral a nível nacional e o terceiro da região de Lisboa, no Portugal City Brand Ranking© 2017 elaborado pela Bloom Consulting, e no qual se distingue como município mais procurado no que respeita ao património histórico.

Marco Almeida, o candidato do PSD/CDS-PP, afirma em comunicado que “congratulando-nos naturalmente pelo resultado geral obtido pelo município, a análise da classificação registada nos indicadores coloca à governação local acrescidos desafios sobretudo na imprescindível recuperação na variável viver”.

No ranking geral Sintra estava em 2014 na 11ª posição, tendo alcançado este ano a 6ª posição. Na categoria negócios o município estava posicionada em 18º em 2014, tendo subido em três anos para a 9ª posição. No turismo subiu de 19º para 12º. Já na categoria viver subiu, nos últimos três anos, da quinta para a quarta posição no ranking.

“Se tivermos em conta que para ela são consideradas por exemplo, não apenas as taxas de criminalidade, mas também o número de habitantes por centro médico, a taxa de desemprego e o poder de compra de cada munícipe relativamente à média nacional, oferecendo uma radiografia essencial do nível de qualidade de vida dos munícipes, surge evidente que as políticas municipais ganham aqui uma particular relevância, com consequências inerentes na identificação e gosto em cá viver e na atratividade junto de outros”, sublinha o comunicado de Marco Almeida. O vereador lembra no entanto que “o resultado conseguido por Sintra merece mais do que comemoração, exige visão e um paradigma diferenciador”.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra afirmou segunda-feira, durante a entrega da distinção, que “esta evolução nestas matérias é muito positiva. Estamos satisfeitos com a classificação obtida com base em dados objetivos. Temos melhorado e vamos continuar a trabalhar para melhorar ainda mais, aliás como se tem visto em todos os rankings”, salientou Basílio Horta na StartUp Sintra.