Sintra recebe prova do Concurso Nacional de Leitura

A partir das 14 horas a sessão será aberta ao público em geral

Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra

O Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra recebe hoje, dia 2 de maio, a fase regional do 11º Concurso Nacional de Leitura (CNL), iniciativa organizada anualmente pelo Plano Nacional de Leitura. Sintra foi escolhida para acolher e organizar a prova da fase regional da Área Metropolitana de Lisboa (AML) deste certame.

Esta prova reúne escolas de toda a Área Metropolitana de Lisboa, num total de cerca de 280 alunos de 76 escolas de 18 municípios e de onde sairão os finalistas para a final nacional a realizar na RTP.

Nesta fase do concurso, que pretende estimular a prática da leitura e desenvolver competências de expressão escrita e oral e igualmente avaliar a leitura de obras literárias entre os alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, serão organizadas duas provas, uma escrita e outra oral.

A sessão da prova oral que terá lugar a partir das 14 horas será aberta ao público em geral.

Este certame que vai na sua 11.ª edição é organizado pelo PNL (Plano Nacional de Leitura) em articulação com a RBE (Rede Bibliotecas Escolares); a DGLAB (Direção Geral do Livro, dos Arquivos e Bibliotecas) – organiza fase das Bibliotecas Municipais; o CAMÕES, IP (Camões, Instituto da Cooperação e da Língua) – organiza Concurso Internacional de Leitura (CIL); a DGAE (Direção Geral da Administração Escolar) – organiza o concurso nas escolas portuguesas no estrangeiro e a RTP – acompanha o CNL ao longo de todo o processo e organiza a final nacional.