Nova ciclovia arranca em maio e liga Agualva a Massamá

A ciclovia terá uma extensão de 4500 metros e representa um investimento de 900 mil euros

“Temos um plano para criação de ciclovias no concelho, de ligação entre diversos equipamentos estruturantes", disse Basílio Horta, anunciando o arranque das obras de construção da nova ciclovia entre Agualva e Massamá

Basílio Horta anunciou hoje o início das obras de construção da nova ciclovia que ligará Agualva e Massamá nas próximas semanas. O projeto do novo circuito pedonal e de bicicletas, vai ligar Agualva a Massamá, e terá uma extensão de 4500 metros.

Este troço, cujas obras estão previstas arrancar já no próximo mês de maio, fará a ligação entre a via de acesso à estação de Agualva-Cacém e o Parque Salgueiro Maia, em Massamá, passando pela Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, Av. 25 de Abril e a estação ferroviária de Massamá.

“Temos um plano para criação de ciclovias no concelho, de ligação entre diversos equipamentos estruturantes, zonas de comércio e serviços, que vão melhorar a qualidade de vida dos munícipes, incentivam a prática de exercício físico e diminuem a poluição”, afirmou Basílio Horta, durante a cerimónia de abertura, do parque de estacionamento da Estação da CP Massamá-Barcarena.

Aliás a este propósito, o presidente da Câmara esclareceu que, “para reduzir o impacto que a construção da nova ciclovia Agualva/Massamá vai provocar, a autarquia optou por tornar gratuita a utilização deste autossilo até estar finalizada a obra”, esclareceu Basílio Horta.

Rede de ciclovias de Sintra

Recorde-se que a construção desta ciclovia insere-se no plano da autarquia para a criação de um conjunto de ciclovias no município, correspondentes a 39 quilómetros, que teve início com a ciclovia entre a Portela de Sintra e Mem Martins. O investimento da autarquia é de aproximadamente 900 mil euros.

A criação da rede de ciclovias de Sintra tem por objetivo a “beneficiação de eixos viários principais, melhorando a mobilidade pedonal, aumentando a segurança e conforto através da requalificação global do espaço público envolvente e promover a melhoria da qualidade de vida dos munícipes”.