A Câmara de Sintra abriu hoje, 25 de abril, o parque de estacionamento da Estação da CP Massamá-Barcarena. O estacionamento será gratuito durante o período de construção da ciclovia entre Agualva e Massamá.

O parque está aberto ao público a partir das 15 horas de hoje, com estacionamento coberto com capacidade para 552 viaturas ligeiras, 38 motos e 36 bicicletas.

O espaço estava pronto há cerca de cinco anos, mas só em Setembro do ano passado, a Câmara de Sintra conseguiu assinar um protocolo de subconcessão com a Infraestruturas de Portugal (IP) permitindo assim a abertura do parque.

“Abrimos hoje este parque porque as nossas cidades precisam de mais mobilidade e ordenamento. No próximo mês de julho vamos abrir o autossilo da estação de Agualva/Cacém que também foi cedido para exploração pela IP em setembro de 2016”, afirmou na ocasião, Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, esta manhã, durante a cerimónia de abertura, que contou com a presença de António Laranjo, presidente da Infraestruturas de Portugal.

Em paralelo com esta abertura, o presidente da Câmara anunciou o início da construção da nova ciclovia entre Agualva e Massamá nas próximas semanas. “Para reduzir o impacto que a construção da nova ciclovia Agualva/Massamá vai provocar, a autarquia optou por tornar gratuita a utilização deste autossilo até estar finalizada a obra”, esclareceu Basílio Horta.

Ciclovia liga Agualva a Massamá

A obra da ciclovia vai eliminar, temporariamente, até à sua conclusão, cerca de 300 lugares numa zona densamente povoada com falta de estacionamento.

A autarquia de Sintra vai investir 850 mil euros na construção do circuito pedonal e para circulação de bicicletas, que terá uma extensão de 4500m, e irá fazer a ligação entre Agualva e Massamá.

A construção desta ciclovia insere-se no plano da autarquia para a criação de um conjunto de ciclovias no município, correspondente a 39 Km, e que teve início com a abertura da ciclovia entre a Portela de Sintra e Mem Martins.