Entrega dos prémios dos concursos de ideias para requalificação do Eixo Verde Azul

EIXO VERDE E AZUL | Palácio Nacional de Queluz, 25 de abril, 16h30

Entrega dos prémios dos concursos de ideias para requalificação do Eixo Verde Azul | Imagem: CMS

Esta terça-feira, dia 25 de abril, pelas 16h30 terá lugar, no Palácio Nacional de Queluz, a cerimónia de entrega dos prémios dos concursos de ideias para a requalificação do Eixo Verde e Azul, promovidos pela Parques de Sintra e a Câmara Municipal de Sintra.

Estes prémios são o resultado de dois concursos públicos que visam a criação de uma ponte verde sobre o IC19 e a requalificação do Terreiro do Palácio Nacional de Queluz, representando um investimento global de cerca de 8,3 milhões de euros.

A Ponte Verde de Queluz é uma ligação pedonal e ciclável sobre o IC19, através da criação de um espaço verde contínuo nas zonas naturais adjacentes aos jardins do Palácio Nacional de Queluz, com ligações ao Terreiro do Palácio e à Quinta Nova, e ao Parque Urbano Felício Loureiro.

O objetivo é estabelecer duas áreas de apoio e vivência, e dois eixos de atravessamento, segundo um modelo de circulação contínua em ambiente natural. Pretende-se, igualmente, assegurar a proteção dos jardins do Palácio Nacional de Queluz e da Matinha contra o impacte do tráfego rodoviário do IC19, através da criação de uma barreira acústica e visual, e de estabilidade de características igualmente naturalizadas.

Terreiro do Palácio Nacional de Sintra

Já a reabilitação do Terreiro do Palácio Nacional visa a requalificação de toda aquela área, com a criação de condições para um espaço público de qualidade, dignificador do Palácio e da área urbana envolvente e promotor da qualidade de vida e do desenvolvimento local.

Recorde-se que estas iniciativas surgem no âmbito do “Eixo Verde e Azul”, um projeto conjunto da Parques de Sintra e das câmaras municipais de Sintra, da Amadora e Oeiras, cujo protocolo foi assinado no a 14 de julho de 2016, e que estabelece uma estratégia integrada de intervenção que alia a regeneração do Palácio Nacional de Queluz à sua envolvente, devolvendo ao monumento a capacidade de polo gerador de desenvolvimento da região, quer através da reabilitação da zona envolvente, quer através de um eixo ecológico ao longo do rio Jamor.

Os primeiros três classificados de cada um dos concursos de ideias recebem, respetivamente, 15 mil, 7 mil e 3 mil euros, e os vencedores de cada concurso ficarão responsáveis pela elaboração de cada um dos projetos de execução.