AFID celebra 32 anos de atividade na área da inclusão

Instituição lança edição especial da Revista ‘Diferença’

A AFID (Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa Deficiente) comemorou em 2017 32 anos de vida. A data celebrada com o lançamento da revista Diferença com uma edição dedicada à vida e trabalho da Dra. Maria Lutegarda Justo.

Em celebração do 32º aniversário, a edição nº 20 da revista Diferença conta uma edição de encarte especial dedicada à antiga Diretora Adjunta da Administração da Fundação AFID Diferença e Diretora da Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa Deficiente – AFID, Maria Lutegarda Justo. A revista conta ainda com o rescaldo das atividades feitas em 2016.

Criada a 14 de março de 1985 por um grupo de pais e técnicos da área social que queriam sensibilizar a opinião pública para a problemática da deficiência, a AFID cresceu e aumentou o seu leque de atividade. Em 2005 foi criada a Fundação AFID Diferença e em 2011 a instituição foi condecorada pelo então Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, com a medalha de Membro Honorário da Ordem de Mérito.

Com sede na Amadora, a atuação da AFID já não se cinge apenas ao público com deficiência, mas também à infância e aos idosos.

Com um total de cinco equipamentos, entre creches, lar de idosos e centros de atividades ocupacionais, são vastos os serviços que a instituição oferece à comunidade local, servindo perto de 1500 pessoas e contando com cerca de 200 colaboradores.

“Há 32 anos que a AFID é uma porta aberta para a diferença. Temos lutado para mudar mentalidades e queremos continuar a crescer e a mostrar o que de bom fazemos. Temos quadros pintados por utentes nossos que são verdadeiras obras de arte”, assinala Domingos Rosa, presidente da Fundação AFID Diferença e um dos fundadores da AFID.