As obras para a construção do Centro de Saúde de Queluz, “estão a decorrer conforme previsto”, disse Basílio Horta, o presidente da Câmara de Sintra, que confirmou a adjudicação para a construção dos centros de Saúde de Agualva e de Sintra.

O novo Centro de Saúde de Queluz, que representa um investimento na ordem dos 1,2 milhões de euros, está implantado na antiga Escola Básica localizada na Rua D. Fernando em Queluz e é financiado em 30% pela autarquia de Sintra, que cedeu também o terreno e é responsável pelo projecto e pela obra.

A unidade de saúde, que deverá ser inaugurada no final do primeiro semestre de 2017, vai servir uma população de 30 mil pessoas e englobar a primeira unidade de pedopsiquiatria do concelho de Sintra.

Este foi o primeiro centro de saúde a iniciar obra no âmbito do “Programa para Melhoria das Instalações de Saúde em Sintra”. O programa prevê um investimento de 7 milhões de euros em 5 novos centros de saúde: Queluz, Agualva, Algueirão-Mem Martins, Sintra e Almargem do Bispo.

Sintra e Agualva vão avançar

Recorde-se a Câmara de Sintra já aprovou, as adjudicações para construção do Centro de Saúde de Agualva e Centro de Saúde de Sintra, nos quais a autarquia investe cerca de dois milhões de euros.

“Os nossos munícipes merecem ter acesso a saúde com dignidade. Nestes quatro anos temos trabalhado para que isso aconteça e a prova é que as obras de mais dois centros de saúde vão avançar”, afirmou Basílio Horta, notando que “ a Câmara é quem vai investir a totalidade do valor de construção do centro de saúde de Sintra no valor de aproximadamente 847 mil euros”.

A obra de construção do Centro de Saúde de Agualva, que inicia obra durante os próximos dois meses, foi adjudicada, em concurso público, a empresa Norcep Construções S.A., pelo valor aproximado de um milhão e cem mil euros, dos quais 30% são financiados pela autarquia.

O terreno junto ao Mercado Municipal de Agualva onde vai ser construído e centro de saúde é cedido pela autarquia. Esta unidade de saúde familiar abrange cerca de 62 mil munícipes da União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra.

A obra de construção do Centro de Saúde de Sintra, que inicia obra durante os próximos 30 dias, foi adjudicada, igualmente, por concurso público, a empresa Simplício e Jordão Construções Lda, pelo valor de aproximadamente 900 mil euros, sendo esta unidade de saúde familiar totalmente financiada pela autarquia de Sintra e vai abranger cerca de 21 mil munícipes.

Neste momento as obras no novo Centro de Saúde de Queluz estão a decorrer. Em Algueirão-Mem Martins, as demolições da antiga fábrica da Messa estão a realizar-se no espaço onde vai nascer o novo centro de saúde da freguesia.

Relativamente ao centro de saúde de Almargem do Bispo decorre, nesta altura, o concurso público para a seleção da empresa responsável pela construção desta unidade de saúde familiar.