II Encontro Internacional de Narração Oral da Lusofonia em Sintra

Viagem cultural aos costumes e tradições orais dos países lusófonos

O MU.SA – Museu das Artes de Sintra recebe a abertura do II Encontro Internacional de Narração Oral da Lusofonia, este ano subordinado ao tema Timor, no dia 1 de abril, das 16h00 às 20h00.

O festival, que acontece de 1 a 8 de abril, em diversos locais do concelho, pretende ser uma viagem cultural aos costumes e tradições orais dos países lusófonos, através dos contos, lendas, histórias tradicionais, contadas por narradores dos países de origem.

Vamos conhecer a estória do país do sol nascente que segundo as lendas um gigantesco crocodilo foi transformado na ilha de Timor, ou Ilha do Crocodilo, como é frequentemente chamado.

Através de história como esta, podemos “mergulhar” nos costumes e nas tradições orais pela voz dos seus agentes culturais (tertulianos, narradores, escritores, pintores, fotógrafos, poetas…), Timorenses residentes em Portugal.

Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, países também da comunidade lusófona estarão representados no encontro com narradores naturais ou de origens.

O Festival é promovido pela Associação de Dinamização Ambiental, Social e Cultural (RJ ANIMA), em parceria com a Câmara Municipal de Sintra, a União das Freguesias de Cacém e São Marcos e a União de Freguesias de Agualva e Mira Sintra.

Ver programação completa aqui.