A Sociedade União Sintrense vai receber a 76ª edição da Noite das Camélias, que se realiza este sábado, dia 25 de março, pelas 21h30 com o grandioso e intemporal Baile das Camélias, ao som da banda Vice-Versa.

O que começou por ser uma forma de elogiar os jardineiros e as belas camélias das quintas sintrenses, tornou-se numa das mais belas e emblemáticas festas que a Vila de Sintra recebe anualmente.

Glamour, tradição e elegância são palavras muito atuais e nunca esquecidas no espaço da Sociedade União Sintrense.

Dia 25 de Março, pelas 21.30H, vá então deslumbrar-se com as centenas de flores que enfeitam o salão nobre da coletividade e dançar num ambiente único e intemporal que nunca sai de moda. A entrada é gratuita.

Tradição que vem de longe

A tradição da noite das Camélias remonta a 19 de Março de 1941. Um grupo de sintrenses decidiu organizar esta festa. Na época havia grande rivalidade entre os jardineiros das quintas, e a noite das camélias era preparada pelos trabalhadores das quintas existentes em Sintra que queriam exibir as flores mais bonitas. Por isso e após a festa, decorria o baile dos jardineiros.

Naquela noite eram exibidas autênticas obras de arte fixas nas parede em redes sobre o palco e no meio do salão era criado um centro com mais de três metros de diâmetro com milhares de camélias.

A noite das camélias era considerada a festa rainha do Concelho

A noite das camélias era considerada a festa rainha do Concelho e as pessoas vestiam-se de gala para para o evento. Mandavam fazer vestidos compravam sapatos e arrajavam o cabelo. Era o ponto mais alto do ano, durante meses apenas se preparava a noite de 19 de Março.

Jorge Cardoso com Sintra Notícias