Tapada Nacional de Mafra comemora 270 anos

Mafra | Turismo de natureza na Região de Lisboa

Tapada de Mafra, ecossistema único no país permite observar vários animais em estado selvagem

A poucos quilómetros de Lisboa, encontra-se a Tapada Nacional de Mafra que celebra 270 anos, em 2017. Este ecossistema único no país permite observar vários animais em estado selvagem e propõe muitas outras experiências em turismo de natureza destinadas a famílias e crianças.

No ano em que celebra uma data especial, a Tapada Nacional de Mafra é um dos locais de eleição na Região de Lisboa para um passeio de fim-de-semana – também está aberta aos dias úteis – onde se poderá conhecer toda a herança deixada por D. João V. Foi em 1747 que o Rei Magnânimo fundou a Real Tapada de Mafra com o objetivo de proporcionar um envolvimento natural ao Palácio-Convento, que fosse ao mesmo tempo um espaço de recreio venatório da monarquia e de fornecimento de lenha e de outros produtos ao Palácio-Convento.

Tapada de Mafra, ecossistema único no país permite observar vários animais em estado selvagem

Durante os séculos seguintes, a vida no parque continuou vocacionada para a caça e lazer dos membros da corte, mas com a Implantação da República, em 1910, estas atividades cessaram e a Tapada passou à designação atual, Tapada Nacional de Mafra.

Hoje, quem visitar este emblemático local continua a poder desfrutar do contacto próximo com a natureza e encontrar animais selvagens como veados e javalis, bem como observar voos de aves de rapina.

O aproximar da Primavera traz consigo um novo programa para os visitantes, com duas novas atividades de cariz temático: “Falcoaria-De Portugal para o Mundo” e “Abelhas à vista”. A primeira comemora a elevação da Falcoaria Portuguesa a Património Cultural Imaterial da UNESCO, já a segunda para observação e de cariz mais prático das abelhas no sentido da promoção e sensibilização da atividade apícola.

Passeios de comboio ou de carro elétrico, atelier de apicultura e demonstração de voo de aves de rapina, tiro com arco, circuitos para corrida, passeios pedestres ou percursos de BTT são outras das experiências que podem ser realizadas numa visita à Tapada Nacional de Mafra.