A realização do Lisbon & Sintra Film Festival, em novembro, com organização de Paulo Branco, foi esta manhã aprovada pelo executivo municipal sintrense após 10 edições no Estoril. Cascais perde o evento que decorre assim em Sintra e Cascais

“É um dos festivais de maior impacto em Portugal e de grande impacto a nível europeu, com deslocação não apenas de realizadores e de atores de renome internacional, mas também de filósofos e de pessoas da cultura, que vêm debater vários temas”, afirmou à agência Lusa o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta.

Segundo Basílio Horta, o município acolhe o Lisbon & Sintra Film Festival “com uma estratégia bem definida”, como “mais um instrumento da promoção externa de Sintra” e “porque sai dos locais habituais de projeção de filmes para as associações e escolas”.

“É um evento que não se limita à Sintra histórica, mas que vai disseminar-se pelo concelho, o que para nós tem muita importância e foi decisivo, porque todos vão beneficiar não apenas dos filmes, mas também dos debates”, frisou o autarca.

Pedro Ventura, vereador da CDU, destacou durante a apresentação da proposta o facto do evento ser alargado a todo o concelho, “não tendo lugar apenas na vila de Sintra”. Também Luís Patrício, vereador do PSD, elogiou esta opção, nomeadamente por “acontecer em época baixa que do ponto de vista turístico é muito positivo para a economia local”.

Segundo a minuta do protocolo a subscrever com a Leopardo Filmes, a produtora de Paulo Branco, o festival vai decorrer no Centro Cultural Olga Cadaval e em “outros espaços emblemáticos” da vila e de Lisboa.

O município compromete-se a apoiar com 250 mil euros. Para Basílio Horta, o apoio ao festival justifica-se com as “mais-valias para o concelho, em termos de hotéis” e da economia local, tanto mais “quando se realiza na época baixa do turismo e, por isso, o retorno ainda é maior”.

“Vamos tentar que a Parques de Sintra-Monte da Lua, na ligação que tem connosco, abra os seus palácios a esta iniciativa”, notou o presidente da autarquia, salientando a dinamização do setor hoteleiro, com investimentos em curso num total “de 75 milhões de euros” em novas unidades junto à vila.

Os realizadores Jim Jarmusch e Emir Kusturica, o poeta Adonis e a atriz Monica Bellucci estiveram entre os mais de 60 convidados da última edição do Lisbon & Estoril Film Festival, que decorreu em 11 espaços da capital e de Cascais.