Jazz regressa aos Recreios da Amadora e Cineteatro D. João V

7º Ciclo de Jazz da Amadora nos Recreios da Amadora e Cineteatro D. João V

7º Ciclo de Jazz da Amadora

Até 4 de março, o Jazz está de regresso à Amadora. Com sete edições, o Ciclo de Jazz da Amadora tem vindo a assumir-se como um importante momento na divulgação e promoção do Jazz. Este ano, junta-se aos Recreios da Amadora – casa habitual do Ciclo – um concerto no Cineteatro D. João V.

Num cartaz que junta valores sólidos do panorama nacional a projetos que exemplificam a extrema vitalidade e futuro auspicioso deste género musical no nosso país, a Amadora promete ser, durante quatro dias, uma montra da realidade atual do Jazz, com uma diversidade de propostas pensada para atrair públicos igualmente díspares.

O Ciclo de Jazz da Amadora é uma organização da Câmara da Amadora, com programação a cargo do Jazz ao Centro Clube.

RECREIOS DA AMADORA
1 de março, 21h30 (quarta-feira)
AFONSO PAIS & RITA MARIA – “Além das Horas”

SINOPSE: Em “Além das Horas” Afonso Pais e Rita Maria reforçam as bases de uma longa parceria, que não cessa de nos oferecer os mais belos resultados. O disco chega-nos com a chancela da editora alemã ENJA Records e, mesmo que as raízes de ambos os músicos estejam no Jazz, a diversidade das canções apresentadas remete para o horizonte amplo e extremamente rico de influências.

RECREIOS DA AMADORA
2 de março, 21h30 (quinta)
ORQUESTRA GERAÇÃO | GERAJAZZ

O projeto Orquestra Geração é um projeto centrado na ação e desenvolvimento social através da música, tendo como objetivo o desenvolvimento de orquestras infantis e juvenis em escolas do 1º, 2º e 3º ciclo. O programa de Jazz do projeto Orquestra Geração teve início em 2010 numa colaboração com o Hot Clube de Portugal e destina-se aos alunos de sopro e contrabaixo das orquestras.

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA E VALOR DO INGRESSO: M6 | Entrada livre, mediante levantamento do ingresso e limitada à lotação da sala

RECREIOS DA AMADORA
3 de março, 21h30 (sexta-feira)
HOME

SINOPSE: Os “Home” são constituídos por João Barradas (Acordeão), Mané Fernandes (Guitarra), Eduardo Cardinho (Vibrafone), Gonçalo Neto (Guitarra), Ricardo Marques (Contrabaixo) e Guilherme Melo (Bateria).
Tendo sido galardoados com o Prémio Jovens Músicos Antena 2 (Categoria Jazz), os HOME têm convencido e encantado quem tem tido a sorte de os ver ao vivo.

CINETEATRO D. JOÃO V
4 de março, 17h00 (sábado)
BIG BAND DO HOT CLUB DE PORTUGAL – “A Dança dos Pássaros”

SINOPSE: A Big Band do Hot Club de Portugal surgiu em 1991, reunindo alguns dos melhores músicos de jazz nacionais. No seu concerto de estreia no Teatro São Luiz, em Lisboa, foi dirigida por Zé Eduardo, tendo sido dirigida por Pedro Moreira, e desde 2011 por Luís Cunha.
Em 2015, apresentou no Teatro São Luíz o repertório de António Pinho Vargas, cuja crítica foi de tal forma positiva que levou a Orquestra a gravar o seu disco em meados de 2016.
É precisamente esse disco, intitulado “A Dança dos Pássaros”, que apresentam nesta edição do Ciclo de Jazz da Amadora.

RECREIOS DA AMADORA
4 de março, 21h30 (sábado)
Carlos Bica & João Paulo Esteves da Silva

SINOPSE: Carlos Bica e João Paulo E. da Silva são dois nomes incontornáveis quando se fala do jazz português. A colaboração entre os dois músicos já conta mais de uma década, com inúmeras colaborações em projetos liderados por ambos. É um jogo de admiração mútua e cumplicidade artística entre músicos o que materializa esta associação e que se fundamenta na ausência de rótulos na construção de uma música que se quer aberta.