Serões musicais no Palácio Nacional da Pena

A Parques de Sintra e o Divino Sospiro – Centro de Estudo Musicais Setecentistas em Portugal, apresentam o ciclo de música “Serões Musicais no Palácio da Pena”, que terá início no dia 4 de março, prolongando-se por todos os sábados do mês.

Ao longo de quatro concertos, entre os dias 4 e 25 de março, os “Serões Musicais” são, este ano, dedicados a um conjunto de personalidades do século XIX, sobretudo compositores, mas também artistas plásticos, portugueses e estrangeiros.

Apresentado no Salão Nobre do Palácio Nacional da Pena, o mais admirável exemplar do Romantismo português, este ciclo de música erudita pretende recriar o espírito dos saraus intimistas acolhidos por D. Fernando II, no século XIX, neste mesmo salão.

Com Franz Liszt (1811-86), o grande expoente do virtuosismo romântico, mas também incursões no universo da peregrinação e da viagem, temáticas particularmente caras aos românticos. Com Johannes Brahms (1833-1897) e o seu único ciclo de Lieder, (“A bela Magelone”). Com os artistas portugueses Alfredo Keil (1850-1907) e Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905) procurar-se-á articular artes plásticas e música, em recitais ilustrados com projeção de imagens.

A direção artística dos “Serões Musicais” pertence a Massimo Mazzeo, fundador e diretor da orquestra barroca Divino Sospiro, o mais internacional agrupamento português de música antiga.