Alagamares – Associação Cultural comemora 12 anos

A Alagamares – Associação Cultural, fundada por 46 entusiastas a 9 de Março de 2005, “nas saudosas Caves de S. Martinho, em Galamares”, vai comemorar 12 anos de existência, durante um jantar de convívio, programado para o dia 11 de março, a partir das 20 horas.

Com um conjunto de iniciativas que ultrapassou já as 150, entre congressos, lançamento de livros, caminhadas e roteiros históricos, divulgação de novos valores e afirmação da cidadania em torno de causas como a participação democrática e a defesa do património, “estamos numa fase de maturidade, mas sem abdicar das causas que nos movem desde a fundação, e que passam por estar nas coisas e não passar por elas”, refere o Presidente da Direção da Associação, Fernando Morais Gomes.

Fernando Morais Gomes

Advogado. Jurista da C.M.Sintra desde 1989. Presidente da Alagamares-Associação Cultural. Fundador da PAACS-Plataforma das Associações e Agentes Culturais de Sintra. Presidente da Assembleia Geral do Núcleo de Sintra do Sporting Clube de Portugal e da do Conservatório de Música Sons e Compassos. Vice Presidente do Grupo Desportivo e Cultural de Galamares. Autor dos livros “A Freguesia de S. Martinho”(2013) e “Histórias com Sintra Dentro”(2015). Antigo dirigente do Sport União Sintrense. Autor dos blogues Sintralidades-O Reino de Klingsor e Biografia de Uma Caneta Azul, e administrador do blogue colectivo, Sintra Deambulada.

Programa

Para a semana de aniversário estão preparadas várias iniciativas de que se destaca: dia 9 de Março, pelas 18 horas, no MU.SA, Museu das Artes de Sintra, está tem lugar um debate subordinado ao tema “Políticas para o Património”, orientado pelo dr. Luís Raposo, arqueólogo e representante português no ICOMOS, que, juntamente com representantes de associações do sector falará dos problemas que se colocam neste campo.

luisraposo_2

Luís Raposo é membro do Conselho Consultivo da Comissão Nacional Portuguesa da UNESCO e professor na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e coordenador do ICOM- Europa. Foi director do Museu Nacional de Arqueologia

No dia 11 de Março, sábado, a partir das 20 horas, realiza-se um jantar de convívio, no Salão de Galamares, onde serão homenageadas personalidades locais que no entendimento da Alagamares se destacaram em 2016, e a actuação de alguns grupos, sendo que a programação ainda não está encerrada. Preço do jantar, mediante inscrição para 924203824 ou alagamaressintra@mail.com: 10 euros

Para além de poesia e intervenções, a música é também uma boa companhia, com a atuação do Ardecoro e os Uno. c644de_476ac71a7f774e668f3ac9e1b2117764Ardecoro, grupo coral dirigido pelo maestro Pedro d’Orey, e que já no passado colaborou por diversas vezes com a Alagamares.

3390567

Uno, um projecto de David Martins e Ilesa Costa (Bebé) que mistura sons tecnológicos ocidentais com as sonoridades da Guiné Bissau. Os Uno serão um dos homenageados da noite com o Prémio Artes Performativas.

578257_405161849515223_1097280904_n

Prémio Cidadania

Blogue, “Rio das Maçãs”

Pedro Macieira, blogger  do “Rio das Maçãs” e ativista de causas cívicas, será homenageado, durante o jantar, no dia 11 de Março, onde serão homenageadas várias personalidades locais, Pedro Maceira, receberá o Prémio Cidadania.