O vereador das Finanças da Câmara de Lisboa apontou hoje que a auditoria interna do município para averiguar eventuais conflitos de interesses no concurso da Segunda Circular, iniciada no final do ano, deverá estar concluída em abril.

“Está prevista para abril a conclusão dos trabalhos”, afirmou o vereador João Paulo Saraiva na reunião pública da Câmara Municipal de Lisboa, que decorreu hoje nos Paços do Concelho.

A questão foi levantada pelo vereador do PSD António Prôa durante o período antes da ordem do dia da reunião, que questionou a maioria socialista sobre quando serão conhecidas as conclusões da auditoria.

Em resposta, o vereador João Paulo Saraiva indicou que houve uma “certa dificuldade no arranque da auditoria”, uma vez que a Câmara “foi à procura de um perito externo para que não houvesse dúvidas quanto à sua qualidade”.

“Fomos à procura de peritos, do melhor que havia, e encontrámos”, acrescentou.

O autarca precisou que, por este facto, a auditoria teve início “em final de dezembro, princípio de janeiro”.

“Temos toda a urgência que a auditoria seja feita […] e queremos que seja bem feita”, salientou.

Em setembro do ano passado, a Câmara de Lisboa anulou o concurso da Segunda Circular e abriu um inquérito para averiguar eventuais conflitos de interesses, detetados pelo júri do procedimento, por parte de um projetista que também comercializa a mistura betuminosa que iria ser usada no piso.

A decisão levou à paragem da obra (iniciada dois meses antes) num troço mais pequeno da Segunda Circular, entre o nó do Regimento de Artilharia de Lisboa e a Avenida de Berlim, por a equipa ser a mesma.

“Foi constituído [um júri], com entidades externas ao próprio município, para fazer uma auditoria interna. Acho que essa auditoria vai, no fundo, confirmar aquilo que foi o relatório feito pelos serviços da câmara, de que efetivamente não havia possibilidades de prosseguir”, indicou à agência Lusa o vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, em janeiro.