A Câmara Municipal de Sintra vai dar início às obras de reabilitação do Espaço Recreativo e de Lazer no Bairro 1.º de Maio, em Monte Abraão, revela em comunicado a autarquia.

Na assinatura do auto de consignação realizada na última quinta-feira, o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, mencionou a importância de mais esta intervenção no espaço público: “Estamos a devolver o espaço público aos nossos munícipes. Estamos a concretizar um compromisso assumido no início do mandato, de criar condições para as populações poderem usufruir do espaço público”.

O projeto, na União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão, foi desenhado com o objetivo de proporcionar a convivência simultânea das várias gerações do bairro, em diversos espaços e atividades, tais como: desportivas, pedagógicas e culturais, e outras que a população entenda. “Basílio Horta mencionou que “numa zona tão carenciada de espaços públicos com condições será possível as famílias, os avós, os pais, os filhos e os netos possam estar e conviver ao ar livre”.

Para a requalificação do espaço, num investimento de cerca de 120 mil euros, são apresentadas soluções especialmente no terreiro intermédio do bairro, situado entre a Rua Diogo Cão e a Rua Infante Dom Henrique, composto por três áreas de diferentes usos: espaço de jogo e recreio, espaço desportivo e espaço de lazer.

O espaço recreativo será dedicado às atividades de jogo e recreio, com instalação de equipamento infantil, juvenil (street workout) e sénior. O espaço desportivo destinado às atividades desportivas integrará a rede de polidesportivos da freguesia, ficando equipado para a prática de andebol, futsal e basquete. O espaço de lazer será uma área dedicada ao convívio cultural e social ao ar livre, bem como a ações pedagógicas, proporcionando o desenvolvimento de atividades de palco e projeções no muro.

Para a valorização deste espaço está ainda prevista a instalação de mobiliário urbano adequado: papeleiras, mesas e bancos e a plantação de espécies arbustivas e árvores.

Para a elaboração do projeto foram consideradas as opiniões recolhidas junto da população e a participação da União de Freguesias de Massamá e Monte Abraão.

Conheça aqui o projeto da Câmara de Sintra.