O ex-ciclista Hernâni Brôco, que recentemente colocou um ponto final na sua carreira de ciclista profissional, iniciou a sua atividade como treinador na prova de abertura da época competitiva nacional, realizada na Região de Aveiro.

Aos 35 anos, e depois de mais de uma década a competir ao mais alto nível, chegou a hora do Atleta Torreense transmitir toda a sua experiência aos jovens Atletas da Sicasal-Constantinos-Delta cafés, equipa sub-23 sediada na sua terra natal.

A equipa de Torres Vedras, que tem como diretor técnico o também ex-ciclista e Campeão Nacional – Hélder Miranda, teve uma participação discreta nesta primeira prova, ainda assim, os atletas deram indicações bastante positivas, perspetivando um bom desempenho durante a época exigente que se avizinha.

Numa etapa de 160 kms, percorrida entre as cidades de Anadia e Ovar, Marcelo Salvador foi o melhor elemento da equipa, cortando a meta com o mesmo tempo do surpreendente vencedor da prova, o jovem Francisco Campos da equipa sub-23 Miranda Mortágua, de apenas 19 anos.

Os restantes elementos da equipa rolaram quase sempre integrados no pelotão, acabando por ceder apenas no último terço da corrida. Nota ainda para alguma falta de sorte, com destaque para o Emanuel Duarte, que furou a apenas 1 quilómetro da meta, quando seguia bem colocado no grupo da frente.

“Trocar o equipamento de competição pela camisa de treinador foi mais fácil do que pensava. Temos um grupo de Atletas fantásticos, que acreditam no meu trabalho, facilitando na hora das dificuldades na estrada. O trabalho de casa foi bem feito e não senti qualquer nervosismo nesta nova etapa da minha vida. Agradeço a todo o staff que contribuiu para que esta fosse uma estreia totalmente positiva, nesta primeira abordagem competitiva. Estou muito feliz e motivado por ter abraçado este projeto, agora é dar continuidade ao bom trabalho que tem vindo a ser realizado” Hernâni Brôco

No sábado que antecedeu a prova, a Federação Portuguesa de Ciclismo, juntou todas as equipas do escalão continental e de clube, numa cerimónia de apresentação pública no Centro de Congressos de Aveiro, onde Marco Chagas apresentou a sua análise sobre a perspetiva de desempenho dos principais Atletas das equipas que vão compor o pelotão nacional em 2017.