Município atribui 48 bolsas sociais para crianças em creches

Foto | arquivo

A Câmara de Sintra aprovou em reunião de executivo municipal, esta quarta-feira, a atribuição de mais 48 bolsas sociais, no valor de 36 mil euros, iniciativa no âmbito do programa Bolsas nas Creches de Sintra destinado a crianças entre os 3 meses e os 3 anos.

“Criámos estas bolsas para apoiar as famílias do nosso concelho. Sabemos que o acesso a creches é muito importante para a conciliação da vida profissional e familiar”, notou Basílio Horta.

Recorde-se que em outubro de 2016 tinham sido atribuídas 163 bolsas no valor de 162 mil euros. O valor do apoio social atribuído para pagamento da mensalidade da creche é de 50% do valor para agregados familiares beneficiários do 1º escalão do abono de família, 40% para o 2.º escalão e 30% para o 3º escalão.

No concelho de Sintra existem atualmente 3795 lugares de creche, dos quais 1351 na rede solidária e 2444 no setor privado lucrativo.

No preenchimento dos lugares é dada prioridade às vagas disponibilizadas pelas instituições aderentes da rede solidária e, no caso das vagas disponibilizadas pelas entidades aderentes do setor privado lucrativo, é dada preferência às que pratiquem mensalidades de valor mais baixo e que incluam a alimentação.