Revivalismos de Figura Avulsa

VIAGENS NA MINHA TERRA | Fontanário em Meleças

Os Revivalismos de Figura Avulso, independentemente da cronologia destes singulares exemplares Azulejares são em si mesmo, um campo de estudo desafiador.

A ideia da Figura avulsa em azulejo simples, começa com os azulejos holandeses, então apostados em ocupar o nosso espaço, territorial colonial, do ponto de vista político e económico, nos finais do século XVI e primórdios do século XVII.

Na resposta, em Portugal, também se começou a produzir este tipo de azulejar que sempre foi considerado um parente pobre, face aos grandes painéis artísticos que adornam os grandes e pequenos edifícios. Diz-se até, que estes azulejos, eram pintados por aprendizes até passarem para a arte dos grandes painéis azulejar.

O certo é que apesar da sua simplicidade o Figura Avulsa tem sido ao longo dos tempos um estilo que se manteve, fruto de Revivalismos de gosto popular; com incontáveis figuras de motivos tão diversos como: florais, animais, figura humana, náutica, edifícios vários singulares, etc.

A riqueza é imensa pela variedade e, o simples observar, atento, permite-nos viajar de forma sedutora em descoberta das figuras.

Sintra Notícias /  Rui Oliveira e Vitor Rafael Sousa