A Câmara de Sintra em articulação com a Assembleia Municipal Jovem de Sintra organiza o debate “Cuidar Aqui a Terra Inteira”, iniciativa que se realiza no dia 17 de janeiro, terça-feira, pelas 18 horas, no Auditório da Escola Secundária Padre Alberto Neto, em Queluz.

No ano letivo 2016/2017, a temática do projeto Assembleia Municipal relaciona-se com o Ano Internacional do Entendimento Global e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para o século XXI. Deste modo, foi proposto aos deputados jovens que trabalhem o tema “Cuidar Aqui a Terra Inteira”.

Pretende-se que os jovens interiorizem as suas ações enquanto indivíduos e comunidade e a forma como a natureza é influenciada e transformada pelas ações individuais e comuns e, sobretudo, que reflitam sobre o impacto global das ações locais a fim de estimular políticas inovadoras.

A fim de trabalhar pedagogicamente este tema, favorecendo a discussão e o diálogo construtivo, o Gabinete da Assembleia Municipal propôs a organização de um debate, subordinado ao tema “ Cuidar Aqui a Terra Inteira” com a presença do professor Sidónio Pardal, do escritor Miguel Real e de Elizabeth Silva.

Para o mesmo serão convidados os alunos dos oito Agrupamentos de Escolas (dez estabelecimentos de ensino) envolvidos no projeto Assembleia Municipal Jovem, bem como os professores coordenadores, os deputados tutores e comunidade educativa.

PROGRAMA:

Abertura: Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta.

Oradores:
Elizabeth Silva – Comissão Nacional da Unesco (MNE) -Responsável pelo Setor das Ciências;
Miguel Real – Escritor, Ensaísta e Professor de filosofia;
Professor Doutor Sidónio Pardal – Urbanista, Arquiteto Paisagista e Engenheiro Agrónomo; Membro da Universidade Técnica de Lisboa

Encerramento: Domingos Quintas, presidente da Assembleia Municipal de Sintra.