Sintra vai ter sapadores florestais para prevenção de incêndios

Objetivo de reforçar o sistema de Protecção Civil no município

Basílio Horta quer reforçar o sistema de Protecção Civil no município | Imagem: CMS

O autarquia de Sintra assinou, esta terça-feira, um protocolo de colaboração com a Parques de Sintra-Monte da Lua (PSML) para a criação de uma equipa permanente de sapadores florestais, com o objetivo de reforçar o sistema de Protecção Civil no município.

“Sintra volta a ter uma equipa de sapadores florestais que vai ser muito importante na vigilância e prevenção dos incêndios na serra de Sintra”, disse na ocasião, Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, acrescentando que “quando protegemos a serra de Sintra estamos a proteger não apenas património nacional, mas também um bem da humanidade, o que nos dá uma responsabilidade acrescida”, concluiu.

O protocolo menciona a função da equipa de sapadores florestais, que actuará na serra de Sintra, numa área de 4000 hectares, mas também no resto do território do concelho, incluindo a serra da Carregueira, sempre que for declarada “situação de alerta, contingência ou calamidade”.

De referir que a Câmara de Sintra e a Parques de Sintra Monte da Lua assumem os encargos com a contratação dos cinco sapadores, de uma engenheira florestal, assim como na aquisição equipamentos, no valor de cerca de 200 mil euros.

“A nossa Câmara fica com os encargos financeiros relacionados com a contratação dos cinco sapadores, incluindo a formação inicial, e com as despesas de combustível da viatura e de outros equipamentos da equipa”, esclareceu Basílio Horta.