Duas vezes campeão nacional em sub 14 Masculinos; campeão nacional em título em sub 16 Masculinos; campeão nacional em título em sub 16 Femininos, o Clube Basket de Queluz (CBQ) fundado em 16 de Fevereiro de 2006, é já uma referência ao nível do concelho de Sintra e que alia Queluz ao Basquetebol.

Neste momento conta com uma equipa sénior masculina, mas a formação, uma aposta ganha, o CBQ alcançou conta vários títulos, cinco dos quais a nível distrital.

Em 2008 o projecto desenvolve-se para focar na formação com a missão de incrementar a prática do desporto por crianças e jovens; potenciar a formação Nacional em basquetebol; promover a modalidade junto das escolas e entidades de formação em geral; e reforçar e promover uma maior simbiose entre dois nomes – Queluz e Basket, reforçando cada vez mais a importância regional da modalidade no mapa do desporto Nacional.

Aposta na formação

O clube tem em Mini Basquete três equipas dos oito aos 12 anos, mais duas na fase Transição (13 anos), seguindo-se a Formação (sub 14, 16 e 19 Masculinos e Femininos) com 13 equipas. Uma equipa de seniores masculinos e outra de veteranos masculinos completam o quadro do clube que assim detém mais de 250 atletas em permanência.

No âmbito da acção social o clube detém 24 jovens com apoio significativo ou total na prática da modalidade.

Actualmente, o pavilhão da escola Ruy Belo é a “casa” do CBQ para os jogos oficiais e treinos, embora estes também se realizem nos pavilhões de Casal de Cambra e Prof. Galopim de Carvalho.

A capacidade de dedicação e empenho é credibilizada pelas parcerias com várias instituições, tais como: Escola Básica 2, 3 Ruy Belo – Monte Abraão, a sede do clube; Câmara Municipal de Sintra com apoio aos pavilhões municipais e financeiro; Junta Freguesia de Monte Abraão / Massamá, com apoio ao nível financeiro, logístico e estrutural;  Junta Freguesia de Queluz, com apoio financeiro regular anual; Junta Freguesia de Casal Cambra; Escola Secundária Seomara da Costa Primo – Amadora; Escola Secundária Galopim de Carvalho – Pendão; e Colégio Colibri – Queluz.