PSD e CDS assinam amanhã acordo de coligação para autárquicas

Partidos vão coligar-se em alguns municípios e concorrer juntos às eleições autárquicas

O PSD e o CDS vão assinar, esta terça-feira, dia 13, um acordo de coligação para as eleições autárquicas de 2017, dá conta o Partido Social Democrata no seu site.

O acordo de princípio será assinado entre os secretários-gerais de ambos os partidos, bem como dos coordenadores autárquicos nacionais.

Da parte do PSD, marcam presença na cerimónia José Matos Rosa e Carlos Carreiras. Já do CDS, o acordo contará com as assinaturas de Pedro Morais Soares e Domingos Doutel.

É neste acordo que se incluirão coligações para as autárquicas já anunciadas (tal como Torres Vedras) e outras a anunciar antes das eleições. Segundo o jornal Público, não será feita referência às câmaras de Lisboa e Porto.

Pedro Passos Coelho, tem recusado pressas neste processo, tendo no início do mês dito que não há motivos para o partido andar “numa lufa-lufa” para apresentar candidatos nas próximas eleições autárquicas de 2017 e que o calendário definido está a ser cumprido.

Assunção Cristas encerrou no sábado passado a convenção autárquica centrista, em Rio Maior, concelho do distrito de Santarém em que PSD e CDS governam em coligação, e disse não estar preocupada com “leituras nacionais” desse ato eleitoral.

A líder centrista anunciou a sua candidatura à Câmara de Lisboa em setembro e o PSD ainda não apresentou candidato à autarquia da capital, tendo Pedro Santana Lopes anunciado há duas semanas que está fora da corrida.

Um pouco por todo o país, têm vindo a ser anunciados acordos entre os dois partidos, é o caso da Câmara de Torres Vedras, em que a renovação da coligação foi anunciada na quinta-feira.

No final de outubro, os presidentes das distritais do Porto abriram a porta a uma possível coligação futura: “Está nos meus horizontes, futuramente, a concelhia do Porto celebrar um acordo com a concelhia do CDS-PP do Porto”, declarou aos jornalistas Bragança Fernandes, presidente da Distrital do PSD/Porto, no final de uma conferência de imprensa para assinar, com o seu homólogo do CDS-PP, Álvaro Castello-Branco, um “Acordo de princípio para o Estabelecimento de coligações eleitorais autárquicas no distrito do Porto”.

No Congresso do CDS-PP, em março, Assunção Cristas anunciou o apoio dos centristas à recandidatura do independente Rui Moreira.

Lusa