Quarenta anos depois, das primeiras eleições autárquicas livres em Portugal, que se realizaram as 12 de dezembro de 1976, a Alagamares junta juristas, historiadores e autarcas, para fazer o balanço destes anos e “perspectivar novos caminhos quer na forma de eleição, quer das atribuições e competências dos municípios nos tempos que correm”.

sintra_pacos_do_concelho_2_ap“Qual o melhor modelo eleitoral? No quadro da gestão, haverá vantagens em criar sistemas de gestão partilhada de serviços e pessoal, num quadro inter-municipal e regional, potenciando economia de meios e reforço de recursos?. E em Sintra, como foram estes 40 anos?”, serão algumas das questões aos presentes nesta iniciativa.

“Quarenta anos de experiências autárquicas demonstram que é chegado o momento do virar de página no quadro territorial, de competências e de gestão das mesmas. Litoralizado o país, florescendo conurbações interligadas nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, sobretudo, será que se impõe um novo quadro, unificando concelhos ou reajustando outros, pesem os bloqueios de paróquia?”, questiona a Associação Alagamares.

A iniciativa “40 anos de Poder Local”, esta sábado, dia 10 de dezembro, pelas 18 horas, na Casa de Teatro de Sintra, Chão de Oliva.

A entrada é Livre.