GNR de folga deteve casal que furtou carro

Detidos serão presentes ao Tribunal de Sintra

Um casal foi detido em Mafra por furto em interior de veículo, numa ação com a colaboração de um militar da GNR que se encontrava de folga e auxiliou o proprietário da viatura assaltada, informou hoje a GNR.

Segundo a GNR, um dos suspeitos, detido na sexta-feira, tinha antecedentes criminais por furto e encontra-se com pena suspensa de cinco anos pela prática daquele crime.

Os militares do posto territorial de Mafra deslocaram-se ao local, após denúncia de furto, tendo encontrado um dos suspeitos retido por um militar da GNR que estava de folga e que auxiliou o proprietário da viatura assaltada, tendo o outro suspeito, que se colocou em fuga, sido intercetado pouco tempo depois.

Junto ao veículo assaltado e danificado pelos assaltantes, a GNR localizou a viatura dos suspeitos, de 58 e 61 anos, com os artigos furtados ao proprietário, incluindo a sua carteira com os documentos pessoais.

O veículo dos assaltantes encontrava-se ainda preparado para circulação e fuga dissimulada com numeração na chapa de matrícula traseira alterada por autocolante, ocultando a verdadeira numeração.

No interior foi ainda encontrado outro autocolante para alteração de outras partes da chapa de matrícula.

Consultados os registos pela GNR, verificou-se que sobre os suspeitos pendem vários processos de furtos em diversas zonas do país, utilizando como estratagema a vigilância de pessoas que entram e saem de instituições bancárias, efetuando depois o seguimento da vítima. No local onde esta estaciona efetuam o assalto na expectativa de a vítima estar na posse do dinheiro levantado no banco.

Na ação, a GNR apreendeu também ferramentas auxiliares para realização de furtos e arrombamentos, chaves de fendas, artefacto para quebra de vidros e luvas para manuseamento de ferramentas.

Os detidos serão presentes ao Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Oeste, em Sintra.