O ministro da Educação esteve este sábado em Sintra na escola básica e secundária Mestre Domingos Saraiva no Algueirão. Tiago Brandão Rodrigues teve oportunidade de conhecer, acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, o projeto Orquestras Escolares de Sintra.

O programa Orquestras Escolares de Sintra iniciou-se no ano letivo 2015/2016, com um projeto-piloto que incluía a participação de oito agrupamentos de escolas. Neste momento estão a participar cerca de 500 alunso de onze agrupamentos.

O programa é dirigido aos alunos das escolas da rede pública do concelho de Sintra e fundamenta-se no princípio do direito humano à educação e à participação cultural, defendendo que a cultura e a arte são componentes essenciais a uma educação global e harmoniosa das crianças e jovens.

O programa pretende suprir a ausência de educação musical na escola pública. Um dos objetivos passa por incentivar e estimular o alargamento desta experiência a todos os agrupamentos, de forma faseada, para abranger todas escolas do município e garantir que todos agrupamentos tenham uma orquestra e que a partir dessa base se constitua uma orquestra escolar municipal.

A Câmara de Sintra é responsável pelo enquadramento do programa na sua relação com os agrupamentos de escolas e na supervisão da coordenação pedagógica do Conservatório de Música da Terrugem, Associação Sons e Compassos.

O programa engloba dois projetos: 10 agrupamentos que trabalham sob a orientação do Conservatório de Música da Terrugem Sons e Compassos; e 1 projeto sob a tutela da orquestra geração, também financiado pela autarquia.

A Câmara Municipal de Sintra procedeu já a duas aquisições de instrumentos musicais, (através de concurso internacional dado o montante envolvido), com um investimento global de 310 mil euros, de modo a assegurar a atribuição aos alunos de um “KIT” básico de instrumentos necessários ao funcionamento duma orquestra composta por 40 alunos. Este “KIT” é composto por instrumentos de cordas, sopro (madeiras e metais) e percussão. Para além deste valor a Câmara de Sintra suporta os custos da formação, ensaios, concertos, e outras despesas necessárias ao bom funcionamento do programa.

Nos dois primeiros anos de funcionamento do programa o município já investiu cerca de 570 mil euros.