‘Heróis da fruta’, o programa que vai pôr as crianças ‘na linha’

São 900 as escolas inscritas e mais de 50 mil alunos candidatos

São 900 as escolas inscritas e mais de 50 mil alunos candidatos a ‘Heróis da Fruta’. Um programa de educação para a saúde que promove a alimentação saudável através de ingestão de fruta.

Já arrancou a sexta edição do maior programa de educação para a saúde em Portugal – ‘Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável’. Como funciona o programa?

Recompensando os alunos que comerem fruta ao lanche com ‘Super estrelas’ à frente do seu nome num quadro denominado ‘Quadro de Mérito – Hoje comi fruta’.

A iniciativa, da responsabilidade da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, é gratuita e abrange mais 53.399 alunos, de 2665 turmas de 900 jardins de infância e escolas básicas do 1º ciclo do país, incluindo ilhas.

‘Festas Saudáveis’, explica a organização através de um comunicado, é o tema do ano desta edição porque “atualmente, há muitos dias de festa nas escolas, praticamente todas as semanas há pelo menos um bolo de aniversário” afirma Mário Silva, presidente da APCOI.

O objetivo é sensibilizar os alunos e também os encarregados de educação para a necessidade evitar o consumo excessivo de doces, refrigerantes e outras guloseimas nos dias de festa, trocando alguns desses alimentos por alternativas mais saudáveis que incluam frutas e legumes.

Durante as próximas semanas, professores e educadores serão convidados a explorar este e outros temas, através de fichas de trabalho e de atividades pedagógicas para realizar na sua sala de aula, que além de incentivarem ao consumo de fruta nas quantidades recomendadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde), levam também às crianças lições sobre alimentação saudável, atividade física, higiene e sustentabilidade que as ajudarão a crescer saudáveis, ativas e felizes.