Qualificar para valorizar o destino turístico em Mafra

Programa pretende promover a qualidade da oferta

O Município de Mafra é pioneiro na adesão ao programa “quALity”, que a Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) está a implementar a nível nacional.

Este programa pretende promover a qualidade da oferta e, ao mesmo tempo, dinamizar uma rede de estabelecimentos devidamente certificados com uma marca reconhecida pela procura.

Esta adesão traduz o reconhecimento de que o alojamento local assume uma crescente dimensão no contexto turístico do Concelho de Mafra. Atualmente, verificam-se 518 registos de estabelecimentos no Concelho de Mafra (que correspondem a cerca de 2.000 camas), dos quais cerca de 60% estão situados na zona da Ericeira e mais de metade dedicados ao surf.

Nos termos deste protocolo de colaboração celebrado com a AHRESP, por ocasião da apresentação pública do programa quALity que foi realizada na Ericeira, o Município de Mafra presta a informação necessária à localização e caracterização dos estabelecimentos de alojamento local do Concelho de Mafra e apoia financeiramente a implementação do programa.

São obrigações da AHRESP a coordenação administrativa e técnica inerente à implementação do programa, a sua divulgação através de sessões de esclarecimento, a identificação dos estabelecimentos não registados, a promoção da integração dos mesmos e a respetiva conformação legal, assim como a realização de visitas técnicas e vistorias a estabelecimentos e a dinamização de ações de comunicação.