Novos centros de Saúde na Região de Lisboa quatro em Sintra

No total, o país vai contar com 36 novos espaços de saúde, num investimento que vai superar os 34 milhões de euros. A maioria será novas unidades, noutros trata-se de requalificação para acolher centros de saúde que já estão abertos, mas a funcionar em locais sem condições.

Falando na comissão parlamentar de saúde, Adalberto Campos Fernandes anunciou que foram feitos 34 protocolos com autarquias para aquela que será a “maior vaga de construção de centos de saúde em 2017”.

Relativamente aos 23 previstos para a zona da grande Lisboa, são quatro os “novos centros de saúde em execução/requalificação” e 19 os novos centros de saúde em execução ou com protocolos assinados.centros-saude

Sintra com 4 unidades de saúde

Recorde-se que a Câmara de Sintra assinou contratos-programa para a construção de três novos centros de saúde, nas freguesias de Agualva, Algueirão-Mem Martins, Queluz e instalação da unidade de pedopsiquiatria do Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra).

Do investimento de 5,6 milhões de euros (Agualva, Queluz, Algueirão-Mem Martins) a autarquia investe 1,8 milhões de euros, executa as obras e cede os terrenos e os edifícios onde vão ficar instaladas as novas unidades de saúde.

A autarquia de Sintra vai ainda financiar a totalidade da construção do Centro de Saúde, na Estefânia (Sintra, no valor de 875 mil euros).