As sepulturas foram identificadas no talude da vala
As sepulturas foram identificadas no talude da vala

Uma intervenção que os SMAS de Sintra estão a levar a cabo em São Pedro de Sintra revelou um conjunto de achados arqueológicos esta sexta-feira.

As sepulturas foram identificadas na sequência da instalação da rede pluvial na Avenida Conde Sucena, onde foram encontradas no talude da vala. Estes achados estão a ser acompanhados por arqueólogos.

O SINTRA NOTÍCIAS apurou que este achado já foi reportado à Direção Geral do Património Cultural, mas os trabalhos de instalação da rede pluvial prosseguem normalmente uma vez que as sepulturas foram encontradas no limite do talude da vala.

Foto: Pedro Ventura
Foto: Pedro Ventura

“Nesse local, existiu uma Gafaria medieva de Sintra, com o seu cemitério”, disse ao SINTRA NOTÍCIAS, o arqueólogo Rui Oliveira, sublinhando que “tudo isso está documentado, embora pouco conhecido”, razão que explica as duas sepulturas na Avenida Conde de Sucena e enterramento no Largo da Igreja.

pvNo facebook, Pedro Ventura, vereador da Câmara de Sintra, confirmou que os “achados arqueológicos em S.Pedro” aconteceram “no decurso da obra dos SMAS” que prevê a remodelação das redes de abastecimento de água, águas residuais domésticas e pluviais, assegurando que “avançam os trabalhos de preservação com acompanhamento arqueológico e supervisão da DGPC”.

Gafaria de Sintra

Nas “Velharias de Sintra” obra emblemática, e única, do saudoso José Alfredo da Costa Azevedo temos, no volume II, pagina 135 (reedição da obra, pela CM de Sintra, em 1997), informação interessante e detalhada Sobre a antiga Gafaria de Sintra e sua capela dedicada a São Lazaro, em São Pedro de Sintra.

“Trata-se de espaço de fundação medieval em que era recolhidos todos os gafos da região e mantidos, sobre controlo apertado, em isolamento do resto da população sintrense", disse ao SINTRA NOTÍXIAS, o historiador Rui Oliveira
“Trata-se de espaço de fundação medieval em que era recolhidos todos os gafos da região e mantidos, sobre controlo apertado, em isolamento do resto da população sintrense”, disse ao SINTRA NOTÍCIAS, o historiador Rui Oliveira

Segundo o arqueólogo Rui Oliveira, ao SINTRA NOTÍCIAS, “trata-se de espaço de fundação medieval em que era recolhidos todos os gafos da região e mantidos, sobre controlo apertado, em isolamento do resto da população sintrense. Nesse espaço, para além, do local de culto, tinham o seu cemitério e suas habitações. Sempre que algum gafo saia desse isolamento tinha de anunciar à distância, por toque de sino que trazia consigo, que era gafo”.

Séculos mais tarde a velha Gafaria de Sintra e o Antigo Hospital de Santo Espirito, na Vila, são reunidos numa única instituição que ainda existe na actualidade, ou seja a Santa Casa da Misericórdia de Sintra.

“Neste contexto histórico, podem encaixar as sepulturas que, recentemente, apareceram e aquele espaço corresponder ao espaço do antigo cemitério dos Gafos da Vila de Sintra, do qual temos notícias documentais escritas e, conhecido desde o século XIX, um túmulo tido pelo dos dois irmãos”, admite Rui Oliveira.

OBRA EM SÃO PEDRO DE SINTRA CUSTA 4 MILHÕES E 700 MIL EUROS

A obra que decorre em São Pedro de Sintra prevê a remodelação das redes de abastecimento de água, águas residuais domésticas e pluviais e implicou um investimento de aproximadamente quatro milhões e setecentos mil euros.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra considerou que “esta é mais uma obra emblemática feita para os munícipes e mais uma prova que seguimos a nossa estratégia de investimento no espaço público”, durante a assinatura do auto de consignação em fevereiro deste ano .

A rede de distribuição de água de S. Pedro de Sintra, com origem nos reservatórios de Santa Eufémia e do Campo, encontra-se em muito mau estado devido aos cerca de 50 anos de funcionamento contínuo.

A obra prevê a remodelação das condutas da rede de abastecimento de água, respetivos ramais de ligação e delimitação de zonas de medição e controlo. Nesta obra inclui-se ainda a renovação da conduta elevatória do Reservatório do Campo para o Reservatório de Santa Eufémia e respectivas ligações.

Também a rede de drenagem de esgotos, antiga e unitária em grande parte do seu percurso, será separada através da execução de redes de águas residuais e pluviais distintas, abrangendo a constituição de várias bacias, segundo informação do município.

Fotos: DR CMS